Descrição da Função
A Adecco Recruitment encontra-se a recrutar um HRBP Lead (M/F), para prestigiado cliente no setor dos transportes, sediado no Porto.
Responsabilidades
• Garantir a execução e conformidade dos processos de admissão, cessação, renovações, contratos e governança documental.
• Assegurar a correta aplicação das políticas nacionais de RH em todas as Unidades de Negócio.
• Coordenar a atualização de normas, procedimentos e instruções de trabalho de RH.
• Promover a padronização e simplificação administrativa a nível nacional.
• Garantir a integridade dos dados no ERP de RH e supervisionar a sua gestão funcional.
• Assegurar a coerência de reporting nacional (headcount, absentismo, acidentes, turnover).
• Identificar desvios, tendências e riscos operacionais recorrentes.
• Suportar auditorias internas e externas, consolidação nacional e certificações legais
• Definir orientações técnicas, prioridades e rituais de trabalho para todos os HRBPs.
• Acompanhar o desempenho da rede, garantindo homogeneidade na atuação a nível nacional.
• Proporcionar suporte técnico, jurídico-operacional e metodológico.
• Facilitar a ligação entre políticas nacionais e execução local.
• Garantir clarificação e implementação das políticas e normas nacionais.
• Acompanhar a execução dos Planos Locais de RH.
• Assegurar presença regular nas Unidades de Negócio, fortalecendo a proximidade operacional.
• Colaborar na previsão de efetivos e planeamento nacional de recursos humanos.
• Consolidar informação proveniente dos HRBPs sobre necessidades, riscos e projeções locais.
• Ajudar a construir cenários e impactos operacionais e financeiros.
• Apoiar os processos de recrutamento de perfis críticos e estratégicos (Job Grade
Superior).
• Garantir as atividades de recrutamento e seleção de todos os HRBP´s
• Garantir coerência com as políticas nacionais, práticas justas e compliance.
• Monitorizar tempos de resposta, qualidade do processo e indicadores de
contratação.
• Controlar absentismo, headcount, acidentes, formação obrigatória, certificações e condutores com risco.
• Identificar padrões críticos e propor ações corretivas.
• Coordenar com Segurança, Formação, Operações e Gestão de Talento para mitigação de riscos.
• Apoiar os HRBPs na sua relação com ACT, Segurança Social, IEFP, IMT e Seguradoras.
• Reforçar a conformidade e padronização nacional em inspeções, auditorias e processos formais.
• Apoiar tecnicamente HRBPs e Diretores nas etapas formais dos processos disciplinares.
• Garantir articulação com a Assessoria Jurídica externa.
• Zelar pela correta governança documental e prazos legais.
Perfil
- Licenciatura em Gestão, Recursos Humanos ou área similar;
- 5 a 10 anos de experiência na área
- Bons conhecimentos administrativos e de processos de recrutamento e seleção;
- Contacto com comissão de trabalhadores e sindicatos