A empresa onde vai trabalhar
A Synere Group é uma empresa Portuguesa fundada em 1974, especializada em soluções Metalomecânicas e Engenharia Industrial, sediada em Lordelo, Paredes, no Distrito do Porto.
O Grupo Synere combina experiência com investimento contínuo em tecnologia de ponta, posicionando-se como referência na produção de componentes metálicos de alta precisão. Reconhecido pela qualidade e inovação, o Grupo assume-se como parceiro estratégico para clientes nacionais e internacionais que procuram soluções sólidas e sustentáveis.
Tem como missão minimizar o impacto ambiental e maximizar a tecnologia para o desenvolvimento sustentável. A Synere Group aposta em I&D (Investigação e Desenvolvimento) para desenvolvimento de soluções capazes de otimizar os projetos dos clientes, e assim aportar valor.
O Grupo Synere dispõe de diferentes Entidades, Inovocorte, MUVV e Antropos.
A sua nova funçãoSurge da necessidade de assegurar uma gestão dedicada e proativa das relações com clientes OEM (Original Equipment Manufacturer), que exigem elevado rigor técnico, capacidade de resposta rápida e acompanhamento próximo, essenciais para consolidar e expandir a unidade de negócio OEM e a posição do Grupo Synere no mercado.
Como Missão, o Gestor de Cliente OEM terá de representar o Grupo junto dos clientes OEM, assegurando a sua satisfação e fidelização, assim como o crescimento da carteira de negócios, alinhando interesses comerciais, técnicos e operacionais com a estratégia global do Grupo Synere.
Em suma, o Gestor de Cliente OEM será o responsável direto pela gestão e desenvolvimento da relação com clientes estratégicos da unidade de negócio OEM. Atua como ponto de contacto principal entre a OEM e o cliente, garantindo o cumprimento de compromissos contratuais, níveis de serviço, requisitos técnicos e expectativas comerciais. Assegura a prospeção e inclusão de novos negócios não explorados pela equipa comercial juntos dos clientes OEM.
Terá como principais responsabilidades:
- Gerir a relação comercial e técnica com clientes OEM;
- Acompanhar contratos, encomendas e níveis de serviço, assegurando o cumprimento dos requisitos;
- Antecipar necessidades do cliente e propor soluções que fortaleçam a parceria;
- Apoiar a coordenação interdepartamental entre Produção, Engenharia, Logística e Qualidade, para garantir a execução dos compromissos assumidos;
- Apoiar processos de cotação, negociação e definição de condições comerciais;
- Analisar indicadores de performance (custos, prazos e qualidade) e preparar relatórios de acompanhamento de clientes;
- Apoiar a resolução de problemas operacionais e comerciais, garantindo uma comunicação clara com o cliente.
Terá como principais autoridades:
- Gerir a relação operacional com os clientes OEM;
- Definir prioridades de atendimento e resolução de problemas relacionados com o cliente;
- Recomendar medidas internas para assegurar o cumprimento de requisitos contratuais.
Terá como principais interações:
- Internas » Direção Industrial de Operações, Produção, Engenharia, Qualidade, Compras e Controlo de Gestão;
- Externas » Clientes OEM.
A posição irá reportar diretamente ao Diretor Industrial de Operações do Grupo Synere e, futuramente, vai reportar ao Gestor de Unidade de Negócio OEM.
O que necessita para ser bem sucedidoA posição terá como requisitos principais:
- Licenciatura / Mestrado em Engenharia Gestão Industrial, Engenharia Mecânica ou Relações Internacionais;
- Formação complementar em Gestão de Clientes, Negociação e Account Management (valorizada);
- +10 anos de experiência em funções de Gestão de Cliente, Key Account Management ou Engenharia Comercial (preferencialmente em contexto OEM);
- Experiência em ambientes industriais (indústrias de grande exigência técnica (Automóvel, Eletrónica, Metalomecânica, etc.) são bastante valorizadas);
- Competências Técnicas:
- Experiência com ERP
- Conhecimentos e compreensão de processos industriais OEM
- Capacidade de leitura e interpretação de documentação técnica (desenhos, especificações e normas)
- Capacidade de análise de custos e propostas comerciais
- Domínio de Excel e de ferramentas de reporting- Competências Comportamentais:
- Orientação para o cliente e criação de relacionamentos de confiança
- Proatividade, dinamismo e espírito de iniciativa
- Capacidade analítica e de resolução de problemas
- Organização, rigor e autonomia
- Resiliência e adaptabilidade em contextos de pressão
- Perfil orientado para resultados e melhoria contínua
- Forte capacidade de comunicação e de negociação » Fluência em Inglês (mandatório); Francês ou Alemão (valorizado)
O que a empresa lhe pode oferecerFocados no desenvolvimento de pessoas, na excelência operacional e no compromisso com a comunidade, a Synere Group constrói um futuro mais eficiente, responsável e alinhado às exigências do mercado global. Venha fazer parte desta Missão, num Grupo em crescimento contínuo!
Próximo passo
Caso tenha interesse nesta oportunidade, envie-nos o seu CV atualizado. Se procura outro tipo de desafio profissional, contacte-nos para falar sobre outras oportunidades de carreira, sempre de forma totalmente confidencial.