Implementar a visão e a estratégia do produto, garantindo que as necessidades dos clientes e os objetivos de negócio definidos sejam atendidos através do ciclo de vida do produto. As funções incluem pesquisa de mercado, análise da concorrência, vigilância tecnológica, definição de roteiros, coordenação com as equipas de marketing, comercial e da produção, e acompanhamento do desempenho do produto para optimização contínua.
Principais responsabilidades
- Recolher, analisar e priorizar os requisitos do produto, garantindo que o produto final atenda às expetativas e objetivos;
- Gerir o ciclo de vida do produto, desde a conceção até ao lançamento e melhorias contínuas, promovendo a sua evolução;
- Trabalhar em estreita colaboração com as equipas de produção, comercial e marketing para garantir a entrega e o sucesso do produto;
- Analisar e acompanhar os pedidos internos, juntamente com os departamentos envolvidos, de modo a aumentar a assertividade do requisito e a garantir a máxima satisfação do cliente interno;
- Acompanhar o desempenho do produto em todas as suas facetas, recolher feedback dos clientes em articulação com a equipa comercial e utilizar essa informação para implementar melhorias e otimizar a experiência do cliente-consumido;
- Realizar pesquisas de mercado para identificar tendências, analisar a concorrência e identificar as tendências de evolução tecnológica dos processos produtivos e materiais relevantes para a estratégia e visão;
- Alinhar as partes interessadas (stakeholders) em torno da visão do produto e garantir que a comunicação seja clara sobre os objetivos e o progresso;
- Em articulação com a gestão, implementar a visão estratégica, a codificação, os roteiros e as BOM dos produtos, planeando, coordenando e controlando as atividades afetas à gestão do produto, alinhando-as aos objetivos da empresa e às necessidades do mercado.
Perfil desejado
- Formação Superior em Engenharia Química, Engenharia de Gestão Industrial, Engenharia do Papel ou equivalente;
- Conhecimentos de base na indústria do papel e / ou área florestal;
- Experiência mínima de dois anos em funções similares;
- Conhecimentos na área de logística serão valorizados (gestão de stocks);
- Forte capacidade de organização pessoal e de gestão autónoma de projetos e dossiês;
- Actuação "hands on", iniciativa e espírito analítico;
- Capacidade de se relacionar, trabalhar em equipa e individualmente;
- Capacidade de gestão de tempo e definição de prioridades, de organização e rigor metodológico;
- Nível avançado de em inglês (obrigatório) e conhecimentos de espanhol (factor preferencial);
- Conhecimentos avançados de Excel (domínio de bases de dados, PivotTables e Power Queries).
Benefícios adicionais
Integração em empresa de referência no mercado.