Responsável por rever e analisar processos de onboarding, KYC, monitorização de transações e investigações de fraude, garantindo conformidade com a regulamentação e normativos internos. Apoia na implementação de processos de controlo, identifica e corrige lacunas, assegurando a eficiência na prevenção de crime financeiro.
Principais responsabilidades
- Apoiar no desenvolvimento e implementação do modelo de governance e dos processos de verificação e controlo na área de Prevenção de Crime Financeiro;
- Rever e analisar alertas de processos de onboarding de clientes, revisões ou atualizações periódicas de processos de KYC, monitorização de transações, investigações relacionadas com transações e fraude, bem como relatórios de operações suspeitas;
- Efetuar revisões para garantir a conformidade com a legislação e regulamentação aplicável, bem como com os normativos internos, respeitando os prazos estabelecidos;
- Identificar eventuais lacunas nos normativos em vigor ou nos processos implementados, assegurando o devido reporte ao Team Leader;
- Conceber e implementar planos de ação para garantir a correção atempada das insuficiências detetadas;
- Trabalhar em equipa e desempenhar funções de forma autónoma, assegurando uma comunicação clara e construtiva com as restantes equipas;
- Demonstrar forte orientação para o detalhe e capacidade analítica elevada;
- Recolher dados e produzir informação de gestão relevante para a área;
- Suportar a interlocução com reguladores, entidades de supervisão e fiscalização, bem como com auditores internos e externos;
- Implementar processos internos que garantam o cumprimento da legislação e regulamentação em vigor;
- Participar e apoiar na coordenação de projetos estratégicos no âmbito da Prevenção de Crime Financeiro;
- Fomentar a melhoria contínua, promovendo a partilha de conhecimento e boas práticas;
- Contribuir com sugestões de otimização organizacional, de processos e procedimentos, alinhadas com os objetivos da instituição;
- Manter-se atualizado sobre tendências e exigências do setor, investindo na aquisição e reforço de competências;
- Assumir outras responsabilidades delegadas no seu âmbito de atuação ou necessárias à prossecução dos objetivos da organização.
Perfil desejado
- Licenciatura ou Mestrado em Direito, Gestão, Economia, Finanças, Matemática, Engenharia, Análise de Dados ou áreas similares;
- Mestrado, Pós-Graduação ou formação complementar em Prevenção de Crime Financeiro (preferencial).
- Experiência comprovada igual ou superior a 5 anos no setor financeiro, nas áreas de Compliance, Risco, Auditoria, Organização, consultoria financeira (BIG4) ou em entidades reguladoras;
- Experiência em processos, transformação organizacional e metodologias de melhoria e eficiência operacional (preferencial);
- Experiência em KYC, monitorização de transações e/ou controlo de fraude.
- Sólidos conhecimentos da legislação e regulamentação aplicável;
- Domínio dos fenómenos associados ao Crime Financeiro;
- Conhecimentos aprofundados de Controlo Interno e Gestão da Conformidade;
- Boa compreensão de produtos e processos financeiros;
- Capacidade de análise de dados;
- Excelente domínio das ferramentas MS Office.
Benefícios adicionais
Uma boa oportunidade para o seu desenvolvimento e crescimento profissional.