Responsável da área de controlo de crédito
Gestão de equipa
Principais responsabilidades
Terá como missão garantir o equilíbrio certo entre o risco e oportunidade nas relações comerciais. Será responsável por liderar e supervisionar o departamento de Controlo de Crédito, garantindo uma gestão eficiente das contas a receber e minimizando os riscos de crédito.
As principais responsabilidades incluem:
- Gestão de Risco de Crédito: Avaliação criteriosa do risco ao conceder crédito a clientes, garantindo a minimização de incobráveis e a manutenção de uma carteira de crédito saudável;
- Gestão de Equipa: Liderar e motivar a equipa responsável pela cobrança, assegurando a eficácia nos processos de faturação, emissão de notas de crédito, recibos, e reconciliações bancárias;
- Supervisão Operacional: Monitorizar e garantir a exatidão na contabilização de pagamentos, saldos credores, e outros lançamentos financeiros, em estreita colaboração com a equipa de contabilidade;
- Relacionamento com Clientes: Gerir o contato permanente com os clientes, assegurando uma comunicação clara e eficaz na emissão de segundas vias, envio de extratos de contas correntes e no controlo de vendas a dinheiro;
- Melhoria Contínua: Identificar e implementar melhorias nos processos do departamento, garantindo a eficiência operacional e a conformidade com as melhores práticas do setor.
Perfil desejado
- Formação superior em Gestão, Finanças, Contabilidade ou área similar;
- Sólida experiência em gestão de risco e liderança de equipas - Experiência de 10/15 anos;
- Experiência comprovada em funções de gestão de crédito;
- Forte capacidade de liderança e gestão de equipas.
- Excelentes competências analíticas e de tomada de decisão;
- Proatividade e capacidade de trabalhar sob pressão.
Benefícios adicionais
Beneficios em vigor na empresa