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Diretor de Auditoria Interna (M/F)

PARPÚBLICA – Participações Públicas, SGPS, S.A. (PARPÚBLICA)

26.03.2025 | | Referência: 2254038


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Descrição da Empresa














- Entidade gestora da carteira de participações públicas e realização de outras assessorias ao Ministério das Finanças designadamente no âmbito de processos de privatização ou de acompanhamento de outras empresas públicas;
- Portefólio atual de 35 empresas com volume de negócios consolidado de € 1,2 M;
- Sectores de atuação: infraestruturas, saúde, imobiliário, agrícola e florestal.

A PARPÚBLICA – Participações Públicas, SGPS, S.A. (PARPÚBLICA) pretende recrutar um Diretor de Auditoria Interna (M/F) para o seu Departamento de Auditoria Interna.


Descrição da Função

- Assegurar que o trabalho de auditoria interna cumpre com o que se encontra definido no Regulamento do Departamento de Auditoria Interna (DpAI);
- Assegurar que o trabalho de auditoria é realizado em conformidade com as Normas Globais de Auditoria Interna (NGAI) emitidas pelo The Institute of Internal Auditors (IIA) e com o Manual de Auditoria Interna (AI) da PARPÚBLICA;
- Assegurar que o Regulamento do DpAI e o Manual de AI estão atualizados face às NGAI e às orientações do IIA em vigor a cada momento, atualizando os referidos documentos e submetê-los à Comissão de Auditoria (CAud), para revisão e aprovação;
- Preparar e submeter o orçamento anual do DpAI à apreciação e aprovação do Conselho de Administração (CA) da PARPÚBLICA, e assegurar o seu cumprimento;
- Assegurar que os recursos disponibilizados ao DpAI são utilizados de forma eficaz e eficiente;
- Preparar e submeter o Plano Anual de Auditoria Interna (PAAI) à aprovação da Comissão de Auditoria (CAud), com base num processo de gestão do risco e alinhado com os objetivos estratégicos e operacionais da PARPÚBLICA;
- Liderar e supervisionar a equipa de auditoria interna, garantindo que as auditorias à PARPÚBLICA e às empresas participadas são realizadas de forma eficaz e eficiente;
- Promover a interligação da Parpública com as empresas participadas do grupo;
- Emitir os relatórios preliminares, em conformidade com os modelos aprovados e proceder à sua discussão e validação com as áreas auditadas, antes da emissão da versão final do relatório;
- Acompanhar a implementação das recomendações resultantes das auditorias internas, realizando follow-ups para garantir a melhoria contínua e monitorizar a sua implementação;
- Partilhar e coordenar as atividades de auditoria interna com os auditores e consultores externos, por forma a assegurar uma cobertura adequada e minimizar a duplicação de esforços;
- Colaborar com as entidades de regulação e supervisão a que a PARPÚBLICA se encontra vinculada por lei;
- Fomentar a obtenção dos certificados profissionais emitidos pelo IIA, por parte de todos os elementos da equipa;
- Instituir um Programa de Avaliação e Aperfeiçoamento de Qualidade no DpAI.


Perfil do Candidato

- Habilitações Literárias ao nível mínimo da Licenciatura (pré-Bolonha) ou Mestrado (pós-Bolonha) em Gestão, Economia, Auditoria ou similar;
- Experiência mínima de 5 anos na área de auditoria interna;
- Experiência em posições de liderança e gestão de equipas (preferencial)
- Certificação profissional relevante, como CIA (Certified Internal Auditor) ou equivalente, emitida pelo Instituto dos Auditores Internos (preferencial);
- Experiência no Setor Empresarial do Estado (preferencial);
- Experiência profissional em empresa multinacional de referência em auditoria/consultoria – Big 4 (preferencial);
- Fortes conhecimentos de contabilidade e das normas contabilísticas;
- Conhecimento sólido das Normas Globais de Auditoria Interna e nas metodologias de auditoria interna de referência (ex: COSO);
- Conhecimentos sólidos em Gestão do Risco, Controlo Interno Análise/Otimização de processos;
- Excelentes conhecimentos das ferramentas Office;
- Nível avançado de inglês (falado e escrito).

Perfil Pessoal:

- Forte sentido de responsabilidade, integridade, objetividade, rigor, ética e discrição, assegurando toda a confidencialidade;
- Forte capacidade de liderança, tomada de decisão e resolução de problemas;
- Excelentes capacidades de comunicação verbal e escrita, com competências para elaborar relatórios claros e convincentes para os órgãos de gestão;
- Elevada capacidade de planeamento e de organização;
- Muito bom relacionamento interpessoal e capacidade de trabalhar em equipa;
- Elevado espírito crítico e capacidade analítica;
- Espírito de iniciativa e orientação para os objetivos/resultados;
- Forte capacidade para se adaptar com facilidade e rapidamente à mudança.


Oferta

- Contrato de trabalho sem termo.
- Integração numa empresa certificada pela Bureau Veritas no âmbito da conciliação entre a vida profissional, pessoal e familiar
- Oportunidade de desenvolvimento profissional.
- Pacote de benefícios sociais atrativo.


Contacto

Os(As) candidatos(as) interessados(as) devem enviar a sua candidatura, acompanhada de Curriculum Vitae e Carta de Motivação, para o endereço de e-mail rh.recrutamento@parpublica.pt até ao próximo dia 13/04/2025.

Todas as candidaturas serão tratadas com confidencialidade ao abrigo da Lei de Proteção de Dados.





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