Credit Risk Management | Lisboa (M/F)
Adecco Recruitment
22.04.2024 | Lisboa, Portugal | Referência: 2199937
PARTILHAR
Descrição da Função
A Adecco Recruitment procura Responsável para a área de Portfólio de Empresas e PMES (Credit Risk Management - Gestão de Riscos) (M/F) para integração direta num Grupo Bancário Global.
Principais Responsabilidades
- Elaborar em conjunto com das áreas comerciais, de produtos, capital, financeira, riscos, os Planos Estratégicos Comerciais (PEC) das carteiras de crédito e realizar o seu seguimento periódico, com base no apetite de risco definido pela política de risco do Banco, propondo-os para aprovação pelos Órgãos Competentes;
- Definir políticas de crédito para cada carteira com base na política de risco do Banco, nomeadamente, políticas de concessão e gestão de crédito e recuperações;
- Analisar e acompanhar de forma independente o comportamento, a qualidade creditícia das carteiras de crédito e os processos de admissão de crédito, propondo quando necessárias ações visando as alterações adequadas à prossecução das políticas de risco locais e corporativas;
- Participar na planificação da carteira para assegurar que os objetivos de negócio elaborados pelas áreas comerciais (em termos de preços, margens, captação e vinculação, qualidade de crédito, cobrança e recuperações) estão de acordo com as políticas de risco estabelecidas pelo Banco;
- Promover o desenvolvimento e implementação de sistemas de gestão antecipativa de riscos;
- Participar na definição do orçamento de non performing exposures (NPE), crédito vencido e provisões;
- Responsável por propor, promover e monitorizar a implementação de novos produtos de reestruturação/ refinanciamento de dívidas, pela área de Collections & Recoveries, com vista ao saneamento de dívidas, diminuição do crédito vencido e NPE;
- Elaborar e divulgar relatórios periódicos da evolução da carteira ou produtos;
- Fazer o seguimento da rentabilidade das carteiras e da nova produção de crédito;
- Fazer o seguimento dos riscos climáticos e ambientais, impacto atual e prospetivo, através de métricas de gestão relacionadas.
Requisitos
- Formação superior preferencial em Gestão, Economia e/ou Engenharia;
- Capacidade de explicar e apresentar informação/analises de forma estruturada, clara, confiante e concisa;
- Capacidade de construir relações fortes internamente e influenciar outras pessoas de forma colaborativa e positiva;
- Elevada capacidade analítica;
- Experiencia em interagir com equipas de auditoria interna e externa e com o regulador (BdP e BCE);
- Domínio de Excel, PowerPoint e Word;
- Inglês (Fluente), Espanhol (Fluente).
Oferta
- Vencimento base atrativo 10,97 SA (em cartão) ACT;
- 1 dia de teletrabalho por semana;
- Contrato sem termo acordado diretamente com a empresa cliente.