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Coordenador(a) Comunicação e Marketing Institucional da OF (M/F)

Ordem dos Farmacêuticos (OF)

08.05.2025 | | Referência: 2266005


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Descrição da Empresa

A Direção Nacional da Ordem dos Farmacêuticos (OF) abriu uma vaga para Coordenador de Comunicação e Marketing Institucional da OF, em Lisboa, em regime presencial e full-time.


Descrição da Função

Assumir a liderança do Departamento Comunicação e Marketing Institucional da Ordem dos Farmacêuticos (OF), assegurando o desenvolvimento, a execução e a avaliação de uma estratégia integrada de comunicação, interna e externa, alinhada com o Plano de Atividades da OF, bem como promover a credibilidade, notoriedade e relevância pública da instituição e o reconhecimento do farmacêutico na sociedade.


Perfil do Candidato

Formação Académica
· Licenciatura/Mestrado em Comunicação, Relações-Públicas, Marketing ou Jornalismo;
· Formação complementar relevante em Comunicação Estratégica, Gestão de Crise, Assuntos Públicos ou Marketing Digital será valorizada;
· Conhecimentos do setor da saúde, preferencialmente com formação complementar ou experiência em ambiente institucional, será uma mais-valia.

Experiência Profissional
. Mínimo de 8 anos de experiência profissional nas áreas de comunicação e/ou marketing (fator preferencial);
· Experiência sólida em comunicação estratégica e gestão de reputação institucional;
· Experiência prévia no setor da Saúde, Ordens profissionais, Associações setoriais, ONG ou entidades públicas será altamente valorizada;
· Experiência comprovada em gestão de projetos de comunicação: consultoria de comunicação, assessoria mediática e produção e gestão de conteúdos para diversos canais (digitais, físicos, internos e externos);
· Experiência em funções de coordenação, mesmo em contextos de equipas de dimensão reduzida.

Competências Técnicas
· Planeamento estratégico de comunicação e definição dos KPI;
· Redação e edição de conteúdos institucionais (discursos, press releases, publicações, relatórios, campanhas, entre outros);
· Gestão de relações com os media, incluindo capacidade de resposta em contextos de crise;
· Coordenação editorial de publicações periódicas e pontuais;
· Conhecimento geral de ferramentas de gestão de redes sociais e webletters;
· Capacidade de monitorização de resultados;
· Coordenação de eventos, campanhas e iniciativas de visibilidade pública;
· Capacidade para elaborar e gerir orçamentos e propostas na área da comunicação;
· Fluência em português (nativo) e domínio do inglês (preferencialmente C1 ou superior).

Competências Comportamentais
· Excelente capacidade de comunicação escrita e oral, com domínio da linguagem técnica e institucional;
· Rigor editorial e atenção ao detalhe;
· Liderança colaborativa, com capacidade de mobilizar a equipa com eficácia e autonomia;
· Visão estratégica com capacidade para antecipar riscos reputacionais, oportunidades de posicionamento e adaptação de discurso;
· Elevado grau de autonomia e sentido de responsabilidade;
· Proatividade, com forte orientação para a execução e entrega de resultados;
· Elevada capacidade de relacionamento interpessoal e diplomacia;
· Capacidade de comunicação institucional com diferentes stakeholders (farmacêuticos, dirigentes, parceiros da saúde, estudantes, media, sociedade civil);
· Espírito crítico, criatividade e capacidade de inovação na comunicação institucional;
· Capacidade de gestão de tempo e prioridades num ambiente de múltiplas solicitações;
· Elevado sentido de responsabilidade e confidencialidade.

Outros requisitos e conhecimentos valorizados
· Conhecimento do setor farmacêutico e da sua regulação, mesmo que não técnico;
· Entendimento dos desafios e responsabilidades de uma Ordem profissional;
· Familiaridade com a agenda da saúde pública, política do medicamento e ação dos farmacêuticos na comunidade;
· Compreensão do ambiente político-institucional nacional;
· Flexibilidade e disponibilidade para participar em eventos ou reuniões institucionais.


Contacto

Condições de Candidatura:

Os(as) candidatos(as) deverão submeter a candidatura até ao dia 28 de maio de 2025, através do preenchimento deste formulário de candidatura e enviar um e-mail com o assunto "Ref.ª 2025/DN/04 - Coordenador de CMI”, anexando o respetivo?curriculum vitae (que deve incluir as habilitações académicas, formação profissional, experiência profissional e competências) e uma?carta de motivação, para recursos.humanos@ordemfarmaceuticos.pt. Não serão analisadas candidaturas que não incluam todos os documentos ou requisitos necessários e que tenham sido submetidas após as 23h59 do dia 28 de maio.

Critérios de avaliação das candidaturas:
O procedimento de seleção é constituído por duas fases, consistindo a primeira na avaliação de todos os candidatos admitidos, baseada nas informações e nos elementos documentais apresentados, e a segunda na realização de entrevistas aos candidatos que para ela tenham sido selecionados.

Júri
Presidente – Ricardo Santos, Secretário-Geral da OF;
Diana Costa – Secretária-Geral Adjunta da OF;
João Dias – Secretário-Geral Adjunto da OF.





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