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DICAS QUATRO REGRAS PARA LIDERAR E MOTIVAR EQUIPAS EM TEMPO DE CRISE



16.12.2022



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Não é preciso recorrer aos manuais de gestão para saber que a eficácia e a qualidade de um líder se mede nos momentos de crise, mais do que nos de prosperidade. Estar atento à situação dos trabalhadores e ajudar a encontrar soluções para ultrapassar os seus problemas, particularmente em cenários económicos e sociais adversos, é a melhor ferramenta que um tem para reter talento e motivar as suas equipas. Eis alguns dos trunfos de liderança compilados pelo Expresso e que podem fazer a diferença na relação da empresa com os trabalhadores em tempos difíceis, como o atual.

1 - INSPIRE QUEM O RODEIA
O barómetro de uma equipa é o seu líder. O bom líder inspira os seus profissionais a superá-lo, nos resultados e no exemplo, o mau guia-os para a desmotivação. Cautela nos sinais que dá.

2 - ESCUTE AS SUAS EQUIPAS
Um dos aspetos mais críticos para quem lidera em cenários de incerteza económica é conseguir equilibrar a atenção que deve dar à evolução da empresa, com a que não pode deixar de dar às dificuldades de quem trabalha para si. Procure formas alternativas para ajudar os profissionais, caso a caso e em função da realidade de cada um. Crie canais de comunicação para que situações complexas possam ser  reportadas.

3 - DESAFIOS SÃO COLETIVOS
Nas dificuldades, o líder deve estar lado a lado com a sua equipa e não fechado no gabinete. Vá ao terreno, fale com as pessoas, saiba o que as preocupa. Seja transparente quando a cenários, mas procure  sempre soluções.

4 - LIDERE PELO EXEMPLO, SEMPRE!
Não pratique políticas distintas para si e para as suas equipas, sobretudo em matéria salarial. Se a empresa não tem condições para aumentar salários ou atribuir prémios, por exemplo, seja criterioso na gestão financeira. Minimize despesas e, sobretudo, não aumente o seu salário quando não pode aumentar o de quem trabalha para si.






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