Carreiras

DICAS - BLOQUEOU DURANTE A ENTREVISTA? ACONTECE AOS MELHORES



26.05.2023



  PARTILHAR




Não é a sua primeira entrevista de emprego e comunicar nunca foi para si um problema. Ainda assim, naquele momento decisivo em que tenta mostrar ao potencial empregador que é o candidato certo para o lugar, bloqueia e fica incapaz de articular um raciocínio. Não desespere. Acontece aos melhores — mesmo perante as perguntas mais básicas como o nome de uma formação que tirou ou de uma empresa por onde passou — e não tem de ditar a sua exclusão do processo, desde que saiba gerir a situação com honestidade. Os especialistas da consultora Hays explicam como gerir a situação.

1 - MANTENHA A CALMA
A regra número um numa situação de bloqueio é não entrar em pânico. O nervosismo e o constrangimento impedem-no de conseguir recuperar e pensar racionalmente.

2 - RESPIRE FUNDO E FOQUE-SE NO MOMENTO
“Além de lhe dar um momento extra para se recompor, respirar profundamente enviará também uma ‘mensagem’ ao seu cérebro para se acalmar e relaxar”, o que é essencial para recuperar o controlo da situação, explicam os especialistas da Hays. Assim que conseguir organizar as ideias, deve prosseguir com naturalidade.

3 - REPITA A QUESTÃO
Repetir a questão que lhe foi colocada em voz alta, ainda que de forma retórica — com algo como “perguntou-me o que valorizo numa empresa” —, permite-lhe não só organizar pensamentos, como sinalizar ao entrevistador que está a refletir sobre a pergunta

4 - ASSUMA O BLOQUEIO
Não será, certamente, a primeira vez nem a última que o entrevistador tem na frente um candidato que bloqueia. Assuma a situação com honestidade e humildade. Além de lhe permitir um momento de pausa para organizar o seu raciocínio, a sua frontalidade será seguramente valorizada pelo entrevistador. Lembre-se: uma entrevista é uma conversa, não um interrogatório.






DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS