Carreiras

COMO CRIAR UM CURRÍCULO SÉNIOR DE SUCESSO

Procurar emprego e conquistar o interesse de um empregador aos 25 anos não é a mesma coisa do que aos 50. À medida que a experiência aumenta, maior é a necessidade de a destacar de forma estratégica junto do recrutador, para se destacar entre a multidão e conquistar o emprego desejado.



08.04.2022



  PARTILHAR




Procurar emprego e conquistar o interesse de um empregador aos 25 anos não é a mesma coisa do que aos 50. À medida que a experiência aumenta, maior é a necessidade de a destacar de forma estratégica junto do recrutador, para se destacar entre a multidão e conquistar o emprego desejado. Se é um profissional sénior à procura de uma nova oportunidade laboral ou de uma mudança radical na carreira, o conselho de mentores e gestores de carreira da “Forbes” explica o que deve fazer e como deve construir o seu currículo para potenciar novas oportunidades de carreira e valorização profissional.

1. CRIE UMA SECÇÃO DE COMPETÊNCIAS-CHAVE
Abra o seu currículo com uma secção de “competências-chave”. Inclua as competências que o caracterizam, destacando seis a nove palavras-chave adaptadas ao anúncio a que está a responder.

2. ENQUADRE AMBIÇÕES
Não espere que o mesmo currículo sirva para se candidatar a todas as vagas. É óbvio que as suas competências são as mesmas, mas devem ser adaptadas à pessoa a quem se está a dirigir. Quando elaborar o CV, enquadre as suas conquistas e ambições em função da vaga a que se candidata. Destaque o impacto que o seu contributo teve na empresa, nos clientes e na concorrência.

3. DESTAQUE A EXPERIÊNCIA
É a sua grande mais-valia — por mais que lhe pareça mais do mesmo ter muitos anos na mesma carreira — e deve ser destacada. Avalie o crescimento que teve ao longo do seu percurso e traduza-o no currículo, sinalizando as missões em que se destacou e fez a diferença. 

4. FOQUE-SE NO PRÓXIMO DESAFIO
Identifique as competências críticas para o próximo desafio que pretende abraçar. Se perceber que as domina, reescreva o seu currículo de forma a destacá-las. Senão, procure por projetos ou oportunidades profissionais que lhe permitam ganhar as competências de que necessita para chegar onde quer.






DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS