A intensificação da escassez de talento é uma das principais preocupações e desafios do mercado de trabalho para os gestores de recursos humanos (RH). Segundo o barómetro RH 2021/22, realizado pelo Kaizen Institute em parceria com a Hays Portugal, a retenção de talento e a contratação de novos profissionais são as principais prioridades das empresas para 45% e 42% dos inquiridos (cerca de 150 diretores de RH de grandes e médias empresas nacionais), respetivamente. Apostar num programa de acolhimento dos novos colaboradores é uma das ferramentas para atrair e reter talento, mas há mais.
1 - A IMPORTÂNCIA DOS BÓNUS
Para 31% dos inquiridos no Barómetro RH 2021/22, a atribuição de bónus e outras compensações monetárias são os dois fatores determinantes para a motivação dos colaboradores.
2 - REFERENCIAÇÃO
A atribuição de prémios de referenciação (os colaboradores que indicam candidatos para as vagas existentes recebem uma recompensa caso o contrato seja fechado) é para 57% das respostas uma prática cada vez mais comum.
3 - TUTORIA E COACHING
Metade dos participantes (49%) investiram na criação de um ambiente inclusivo em que cada colaborador se sente valorizado e 46% promoveram programas de tutoria, coaching e de carreira.
4 - A ERA DO TELETRABALHO
O trabalho remoto deixou de ser um privilégio ocasional e é, agora, uma expectativa dada como adquirida para grande parte dos colaboradores, com 46% dos diretores de RH a admitir ter adotado um modelo de trabalho híbrido e 43% dos colaboradores a optarem por dois dias por semana em teletrabalho.
5 - COMUNICAÇÃO PRECISA-SE
Para melhorar a experiência dos colaboradores, 72% dos inquiridos frisa a importância de uma comunicação regular e clara da visão e propósito da organização.