Carreiras

- Ter ou não ter um mestrado



01.01.2000



  PARTILHAR




Ter ou não ter um mestrado

Terminou a licenciatura e agora só falta agarrar aquele emprego de sonho pelo qual andou durante os quatro anos do curso a ambicionar. Muitas vezes a sorte bate-nos à porta e ele aparece imediatamente à saída da universidade. Outras vezes demora um pouquinho mais. Neste último caso, a questão que se coloca é: o que fazer agora?

Os mestrados são úteis quando já possui uma formação laboral ou estudantil acrescida e pretende desenvolver uma carreira no local ou área em que trabalha pois, se por um lado alimentam o desejo permanente de aperfeiçoamento cultural e profissional, possibilitam também estruturar todos os conhecimentos até aqui adquiridos.

Independentemente da sua actual situação académica ou profissional, optar por se inscrever num mestrado é sempre uma boa opção. Obviamente que, como tudo na vida, apresentam-se uma série de questões que têm que ser estudadas, pois só se consegue tirar o devido valor das coisas quando se está realmente preparado para a situação.

Os mestrados são uma boa opção porque:

Possibilitam a continuação da formação cultural e profissional;

Estimulam a criação cultural, o desenvolvimento científico e o pensamento reflexivo;

Permitem refrescar os conhecimentos possuídos e, ao mesmo tempo, adquirir background noutra área de estudo à da sua formação.

Pode sempre optar por estudar algo completamente diferente da sua licenciatura e assim encarar o mestrado como uma auto-valorização;

Uma vez que estão divididos em duas partes, um ano de teoria e outro de desenvolvimento da tese que estimula pesquisa e investigação, os mestrados incentivam o desenvolvimento de um conhecimento diverso e, desse modo, criam uma aproximação entre a cultura académica e o mercado de trabalho;

Se ainda não começou a trabalhar e já está há alguns meses parado, o mestrado também pode ser útil para si. Para além de ser uma mais valia no seu CV, o mestrado vai melhorar e direccionar os seus conhecimentos e interesses;

Normalmente os trabalhadores que possuem um diploma de mestre são salarialmente mais bem pagos.

As vantagens são muitas, mas há que ter a certeza de que é a altura ideal para "voltar à escola". Os mestrados necessitam de dedicação e empenhamento para tirar o maior proveito possível.

Outra das opções que se apresenta é a possibilidade de tirar o seu mestrado no estrangeiro. Assim, não fomenta apenas os seus conhecimentos, como tem a oportunidade de conhecer uma cultura diferente do seu habitat natural.

Não se esqueça de uma coisa: para se poder inscrever num mestrado, a maioria das faculdades exige uma média final de curso de 14 valores. Se não for o seu caso, existem faculdades que possibilitam a inscrição de alunos que já possuam uma pós-graduação em que a nota final sustenta a da licenciatura.

Já conhece as vantagens de possuir um mestrado, agora só tem que se decidir qual o indicado para si e se ele de facto lhe faz falta.

AH






DEIXE O SEU COMENTÁRIO




ÚLTIMOS EMPREGOS