Carreiras

- Como tomar decisões



01.01.2000



  PARTILHAR




Como tomar decisões

Chegou a hora de tomar decisões importantes. Está indeciso e não tem a certeza do que fazer? O seu sucesso depende de fazer escolhas inteligentes, por isso saiba a melhor maneira de tomar essas decisões.



Tomar decisões é uma qualificação essencial da vida que é importante para todos. Grande parte das decisões definem o percurso da carreira profissional e a qualidade da vida pessoal, no entanto, são poucas as pessoas que possuem, ou adquirem, a capacidade de tomar qualquer decisão num abrir e fechar de olhos.
Saiba aproveitar ao máximo as decisões que toma hoje e que vão influenciar o seu futuro.

Existem quatro questões que devem estar presentes quando tiver que tomar qualquer tipo de decisão, seja ela fácil ou difícil:

  1. Será esta decisão a mais adequada face à situação actual?

  2. Será esta decisão aceitável para todos os clientes, fornecedores e empregados?

  3. Será viável implementar a solução escolhida, devido às restrições de tempo e de recursos?

  4. Será que esta solução tem continuidade a longo prazo?

Eis algumas dicas que o podem ajudar a caminhar para as grandes decisões:

Analise bem o seu problema

O que é que tem que decidir? Formule bem o seu problema. A forma como conduz o processo de decisão, desde o dia em que este começa, pode fazer toda a diferença. Para fazer a escolha certa é necessário analisar com muito cuidado os problemas em causa, avaliando a sua complexidade e tentar ao máximo evitar eventuais prejuízos. Você até pode chegar a uma conclusão bastante satisfatória mas, será que essa é a decisão certa? Contorne o problema e vai ver que faz a escolha certa.

Recolha opiniões de outras pessoas

Depois de ter reflectido bem, procure obter perspectivas de outras pessoas em relação à forma como encaram a situação em causa. Normalmente os que estão de fora vêem sempre melhor os problemas de dentro.

Preste atenção

Esteja atento e certifique-se que umas decisões não influenciam outras. É muito raro uma decisão estar isolada. Pensar nela enquadrada no contexto da situação vai ajudá-lo, em muito, em manter-se no caminho certo.


Elimine opções

Decerto que se conhecer bem a situação em questão vai conseguir facilmente riscar da sua lista algumas das opções que tinha colocado como possíveis soluções. Este é o método mais rápido para tomar decisões.

Siga o seu instinto

Deixe a sua experiência e o seu instinto falar por si. De certeza que com a soma destas duas forças - juntamente com a eliminação de algumas das hipóteses colocadas - você fará a melhor escolha e, consequentemente, tomará a decisão adequada.

Lembre-se que toda a sua vida é controlada por decisões. Não tenha medo de escolher.

VD






DEIXE O SEU COMENTÁRIO




ÚLTIMOS EMPREGOS


Administrative Assistant

CAISL - Carlucci American International School of Lisbon

Administrativo

Anónimo

Administrativo

Anónimo