Notícias

'Universia' lança Bolsa Virtual

O portal de informação universitária vai lançar este ano a primeira Feira Virtual de Emprego do país
16.08.2007


  PARTILHAR



Cátia Mateus
Chama-se ‘Bolsa Virtual Universia' e é o ‘projecto-estrela' do portal com o mesmo nome. Pelo menos, assim o define Pedro Monteiro, director-geral do Universia Portugal. Depois de vários anos a prestar informação sobre a realidade universitária aos jovens do país, o portal alarga agora a sua abrangência e promete ajudar os recém-licenciados na sua primeira abordagem ao mercado de trabalho. Entre 3 e 14 de Dezembro, a Bolsa Virtual Universia vai colocar a tecnologia ao serviço dos que procuram um primeiro emprego e estreitar a distância entre candidatos e empregadores, tendo o mundo virtual como palco.

A necessidade de criação de uma feira de emprego, em plataforma «web» com «stands» interactivos onde se pudesse deixar os currículos e interagir com os principais «players» na área dos Recursos Humanos, foi o mote para este projecto do Portal Universia Portugal, integrado na rede Universia que já se encontra espalhada por 11 países, representando 985 universidades. Pedro Monteiro adianta que “esta feira virtual assume-se como um salão de exposição único na Internet, reunindo todas as características de um salão tradicional, mas acumulando as vantagens da Internet: aberto 24 horas por dia, com tratamento 100% personalizado e sem aglomerações de público”. Tudo isto, obviamente, à distância de um clique.

Baseada nas últimas tecnologias de criação de espaços «web», a Bolsa Virtual de emprego vai permitir aos seus visitantes interagir via «net» com os expositores presentes numa feira real. “A tecnologia 3D, a integração de «travellings», movimentos de «stands», vídeos, entre outras ferramentas permitirão aos utilizadores desfrutar de uma experiência muito rica na feira e aceder com muita facilidade aos conteúdos pretendidos”, explica o director.

Através desta plataforma será possível recorrer aos expositores das entidades empregadoras e universidades parceiras do Portal Universia, assistir a «chats» e colóquios sobre temas relacionados com o emprego, bem como a apresentações institucionais virtuais. O candidato pode também conhecer a oferta laboral das empresas presentes e deixar o seu currículo nos expositores, ou até mesmo realizar provas de selecção «on-line» de uma forma dinâmica, simples e adaptada às novas tendências tecnológicas.

Segundo Pedro Monteiro, o processo é simples: “os visitantes acedem virtualmente a um edifício de emprego e fazem o seu registo no hall de entrada, tendo posteriormente acesso à feira”. O ‘espaço' virtual estará dividido por sectores de actividade económica, que vão estar em destaque em cada um dos pisos do edifício.

Em Espanha, as feiras virtuais de emprego já são prática corrente, mas por cá a modalidade tem agora a sua estreia. E para o responsável do Universia Portugal “o momento não podia ser mais oportuno”. E o impulsionador da iniciativa garante mesmo que “com isto estamos a gerar um novo programa de incentivos ao primeiro emprego em Portugal”. A meta da organização é realizar, em Portugal, duas feiras por ano. Este evento dirige-se maioritariamente a estudantes universitários que estão a terminar a sua formação, a recém-licenciados e jovens profissionais que tenham iniciado recentemente a sua carreira no mundo do trabalho.

Pedro Monteiro não tem dúvidas de que “um cenário de mudança no mercado de emprego em Portugal torna-se atractivo não só para os candidatos, mas também para as entidades empregadoras”. Isto porque, como refere, “aparecendo com soluções inovadoras na administração de currículos e nos processos de selecção de candidatos a Bolsa Virtual Universia permite, por exemplo, seleccionar os melhores candidatos com uma grande redução de tempo e de custos.





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS