Notícias

"Um bom profissional tem de saber arriscar"

Aos 55 anos, José Carlos Gonçalves acaba de ser nomeado vice-presidente senior da multinacional tecnológica CGI na Europa do Sul e América do Sul. O gestor português valoriza uma liderança focada no crescimento das suas equipas e na sua evolução. Porquê? Porque foi também assim que chegou onde chegou.

15.01.2016 | Por Cátia Mateus


  PARTILHAR



Sempre acreditou que a formação académica só se tornava verdadeiramente eficaz se fosse complementada com a experiência prática em contexto de trabalho. Por isso, começou a trabalhar muito cedo, lado-a-lado com o pai. Ao longo do seu percurso capitalizou experiências e conhecimento que lhe garantiram as competências necessárias para alcançar o lugar que hoje ocupa. José Carlos Gonçalves, recentemente nomeado vice-presidente senior da tecnológica CGI nos mercados da Europa do Sul e América do Sul, personifica a imagem do life-long-learner com a sua ânsia constante de aprender e partilhar conhecimento com os que o rodeiam. Foi, garante, graças a essa postura que chegou até aqui e é com ela que quer continuar a evoluir.?

Criar oportunidades reais de desenvolvimento para as suas equipas que lhes permitam, se esse for o seu desejo, abraçar novos desafios é a grande ambição de José Carlos Gonçalves. O português que lidera a unidade de negócio da Europa do Sul e da América do Sul da tecnológica foi nomeado na sequência de uma reestruturação estratégica das unidades de negócios de ambos os mercados. Na sua sua nomeação pesou todo um percurso dedicado às tecnologias de informação.?

Durante a formação universitária trabalho em várias empresas em part-time, mas foi na IBM que iniciou a carreira “à seria”. Ocupou múltiplos na área coemercial até chegar a diretor da IBM Global services em Portugal. No currículo soma ainda cargos de liderança na PT Prime, Logica Iberia e Case SA (Grupo Edinfor), antes de integrar a CGI. Do percurso consolidado retirou a convicção de que atualmente “é cada vez mais difícil e, simultaneamente, simples para um profissional triunfar em contexto profissional”.

O gestor não tem receitas de sucesso, nem tão pouco sabe explicar racionalmente como foi abrindo portas ao longo do seu percurso. Mas diz acreditar que “um profissional, em qualquer ramo de atividade, tem de ser distinto dos restantes. Tem de ter uma qualidade única e tem de ser o melhor nessa atividade. Tem de, no momento certo, sair da sua área de conforto e saber arriscar” e tem, acima de tudo “de ser exigente consigo próprio” para conseguir vencer na carreira.

Formação:
É licenciado em Gestão de Empresas pela Universidade Católica, onde também concluiu um MBA em Gestão Internacional.

Mandamento de Liderança:
“Estar presente nos maus momentos, sair da frente nos bons e comunicar muito, tanto interna como externamente”.

Ambição de Carreira:
“Gostaria de trabalhar em inovação com grupos pequenos e explorar o potencial humano. Usar a experiência de muitos anos de trabalho para ajudar jovens empreendedores a ter uma oportunidade de sucesso”.



OUTRAS NOTÍCIAS
Inovar, criar negócios e... emprego

Inovar, criar negócios e... emprego


Tem a chancela da NERSANT - Associação Empresarial da Região de Santarém, mas a sua concretização prática conta com a intervenção de um l...

Como evoluir na carreira sem ser promovido

Como evoluir na carreira sem ser promovido


Ser promovido e ver o mérito do seu desempenho reconhecido dentro da empresa é a aspiração de qualquer profissional, sobretudo se isso implicar um acréscimo de remun...

Católica-Lisbon quer preparar líderes para a revolução digital

Católica-Lisbon quer preparar líderes para a revolução digital


Chama-se “Digital Transformation: Reiventar as Empresas na Era Digital” e é a mais recente aposta da Católica-Lisbon School of Business & Economics (Católica-Lisbo...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS