Notícias

Tens talento para os negócios?

Tens talento para os negócios?

A quarta edição da competição Young Business Talents já está na estrada. A competição que leva alunos do ensino secundário e técnico profissional a testar as suas competências de gestão de negócios está a receber candidaturas até 14 de novembro e tem sete mil euros em prémios.

12.11.2016 | Por Cátia Mateus


  PARTILHAR



Mais de 1700 alunos, de escolas de todo o país, estão já inscritos para 4ª edição da competição nacional de gestão empresarial Young Business Talents. O número deverá subir já que o prazo de candidaturas só encerra a 14 de novembro. Tal como em edições anteriores a competição, que em Portugal é organizado pela Praxis e conta com o apoio da Secretaria de Estado do Ensino Básico e Secundário e da Secretaria de estado do Desporto e da Juventude, vai premiar o talento e vocação para a gestão de jovens do ensino secundário e técnico profissional. A equipa que vencer a edição nacional disputará em abril de 2017 a final internacional da competição, frente aos vencedores de Espanha, Itália, Grécia e México.

O Young Business Talents é a maior competição de gestão direcionada a alunos do ensino secundário. Desde 2013, já participaram na edição nacional desta competição cerca de cinco mil alunos de várias escolas de Portugal continental e ilhas. A Escola Básica e Secundária de Santa Maria, nos Açores, foi a grande vencedora da última edição da competição. Este ano, “os alunos são novamente chamados a competir entre si, definindo estratégias empresariais em áreas como as finanças, economia e recursos humanos, utilizando um potente simulador, capaz de processar 113 decisões por operação”, explica José Diogo Soveral, diretor-geral da Praxis Portugal, que organiza a edição portuguesa do Young Business Talents.

A edição deste ano, a quarta da história da competição a nível nacional, conta já com 1700 alunos inscritos, oriundos de 70 instituições de ensino nacionais. A organização espera que o record de participações seja batido. “A vontade de aprender, saber trabalhar em equipa e gosto de competir têm sido as principais motivações dos alunos que têm participado nas últimas edições da competição”, explica José Diogo Soveral. ?Para disputar esta competição, alunos têm de cumprir quatro requisitos: frequentar um estabelecimento de ensino nacional, serem alunos do ensino secundário ou técnico-profissional, estarem na faixa etária dos 15 anos 21 anos e formar uma equipa de três ou quatro elementos da mesma escola e ano de escolaridade.

E não são só os alunos que podem testar o simulador de gestão que serve de base à competição. Segundo José Soveral, o Young Business Talents possibilita também aos professores a integração da plataforma na sala de aula, para a fazer a ponte entre a parte teórica da gestão e a prática. Para isso, a plataforma integra um conjunto de material didático fundamental para a aplicação do simulador em sala que está acessível aos docentes.

Na essência, a competição convida os alunos a assumirem-se como “gestores de topo, responsáveis pela gestão da empresa em todas as suas variáveis, desde a produção á logística, passando pelas finanças, o marketing ou os recursos humanos”, explica o diretor-geral da Praxis acrescentando que serão os estudantes os responsáveis por todas as decisões empresariais, desde as mais estratégicas - como o posicionamento das marcas ou os investimentos - até à mais táticas, como a promoção de vendas. Os vencedores nacionais, disputaram a final internacional da competição agendada para abril do próximo ano.



OUTRAS NOTÍCIAS
Ciências Jurídicas regressam à Católica

Ciências Jurídicas regressam à Católica


Entre os vários programas de pós-graduação oferecidos pela Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa (Escola de Lisboa), a de Ciências Jur&iacut...

150 talentos na mira da Novabase Neotalent

150 talentos na mira da Novabase Neotalent


“O mercado das Tecnologias de Informação é marcado por uma grande assimetria entre a oferta e a procura, que o torna completamente candidate driven”. Por outras palavr...

Grupo NORS procura talentos

Grupo NORS procura talentos


Chama-se Growing e é o programa formativo e de deteção de talentos da Nors, que desde 2014 abre as portas da empresa a novos talentos. Nesta fase, o objetivo do grupo é ref...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS