Notícias

Stresse: a nova epidemia do mundo laboral

11.04.2003


  PARTILHAR





Katya Delimbeuf

É, PROVAVELMENTE, uma das palavras que mais usamos, nos dias que correm. Cada vez mais. "Andamos stressados". "A vida está um stresse". Não há como escapar-lhe.






Guia de combate e prevenção




Aportuguesámos a palavra e acolhêmo-la, como um amigo a quem se dá guarida, no seio do nosso trabalho, da nossa casa e até da nossa família. O stresse é, hoje, uma das principais causas de atrito laboral e familiar, e poucos parecem saber o que fazer para o conseguir expulsar da sua vida.

Aqui ficam as causas, físicas e psicológicas, do stresse, e alguns conselhos para melhor o combater.

Apesar de termos tendência para achar que o stresse é um fenómeno marcadamente contemporâneo, a verdade é que a palavra, enquanto conceito científico, existe desde o século XVII, na área da física.

Foi pela primeira vez aplicada ao ser humano na década de 30 do século XX, pelo médico Hans Selye, para definir a reacção de um organismo perante situações adversas.

No entanto, conforme explica Marco Ramos, director clínico do Instituto de Prevenção do Stresse e Saúde Ocupacional (IPSSO), no Caramulo, "foi sobretudo nos anos 70-80 que o stresse entrou no dia-a-dia das pessoas, com as transformações sociais e culturais associadas ao trabalho. O stresse existe desde sempre, mas o caldo social, político, económico e cultural em que ele melhor prolifera é recente. Sempre acompanhou a existência humana, só que actualmente há uma maior variedade, quantidade e intensidade de causas de stresse, a par de uma diminuição considerável dos recursos para lhe fazer frente. Por isso, ele parece um fenómeno contemporâneo, quando na verdade apenas é mais visível".

Segundo o psicólogo, existem três causas principais de stresse, hoje em dia, e todas preocupantemente relacionadas com uma em particular: o trabalho. A conciliação entre o trabalho e a família, e os valores sociais, "marcadamente construídos em torno do trabalho", são os dois outros.

Em boa verdade, a matriz de quase todos os factores de stresse está ligada ao universo laboral. O trabalho, pelo menos, nos moldes em que actualmente existe, é quase sempre o início e o fim das causas de stresse na vida das pessoas; o que não deixa de constituir matéria para reflexão.

"O trabalho tem estado acentuadamente ligado ao stresse, por causa de factores como a insegurança, a precariedade de condições, a crise económica, a má formação das pessoas que fazem do trabalho uma selva, onde reina o espírito salve-se quem puder em vez de um lugar de bem-estar e crescimento pessoal e social", afirma o psicólogo. "A conciliação do trabalho com a família tem-se feito sempre em desfavor da família - basta ver-se a taxa de divórcios -, e até em desfavor da vida conjugal - é incrível a falta de cumplicidade que assola os casais... Por último, os valores sociais, marcadamente construídos em torno do trabalho, promovem perversamente o individualismo e o isolamento social -, o consumismo (compram-se telemóveis com imagens e vídeo para estarmos mais perto dos que amamos, mas não arranjamos tempo para estar com eles), o desajustamento psicológico e a má saúde mental - repare-se no consumo de antidepressivos e ansiolíticos, que não pára de crescer".

Na verdade, "as pessoas que chegam ao IPSSO queixam-se da vida pessoal/conjugal/familiar, directa ou indirectamente, por causa da vida no trabalho. E isto tem que ver com a falta de tempo. Sobretudo, quatro tipos de falta de tempo: falta de tempo para actividades de união e coesão conjugal e familiar; falta de tempo para a vida pessoal e íntima; falta de tempo para a vida social e cívica; e falta de tempo para digerir os acontecimentos e dar resposta às solicitações, a começar pelo trabalho e a acabar na família".

No fundo, é aquilo que o psicólogo resume, quando se lhe pergunta qual o diagnóstico mais comum que aparece no IPSSO, da seguinte forma: "Falta de sentido para a vida. Como se dissessem: o que fiz eu da minha vida?". 60% dos que procuram o Instituto de Prevenção do Stresse são mulheres entre os 35 e os 45 anos, com filhos, oriundas sobretudo da Grande Lisboa, Grande Porto, Aveiro, Guimarães, Braga e Leiria. Marco Ramos salienta ainda que o mais difícil é não voltar a cair nos mesmos hábitos - "Mudar é a coisa mais difícil para qualquer pessoa. Mas é a mudar que crescemos, não é?".

Mas o stresse não tem que ser um fenómeno forçosamente negativo. Desde que devidamente canalizado, pode ser aproveitado, como de resto o é, habitualmente para garantir as produtividade, no universo laboral.

O IPSSO também faz tratamentos de empresas, às quais diagnostica situações de stresse laboral e prescreve medidas correctoras, de acordo com as necessidades e desejos das organizações.

Marco Ramos garante: "Não há empresas que não estejam stressadas. Uma empresa que não está stressada não é viva, capaz, criativa, flexível. Ou seja, é uma firma à espera de falir. O stresse também pode ser motor do crescimento e do desenvolvimento. Basta aproveitá-lo nesse sentido, evitando que ele se instale negativamente".
.




Guia de combate e prevenção

"Em rigor, não se pode evitar o stresse", assegura Marco Ramos. A afirmação provoca-nos um imediato franzir de sobrolho de preocupação. "Mas podem-se evitar as suas consequências negativas, para a saúde individual e para o rendimento organizacional. Pode-se controlar ou eliminar as suas causas".

Em regra, os primeiros sinais do stresse são os seguintes: cansaço,
irritabilidade, perturbações do sono, dificuldades de concentração, problemas de memória, desmotivação, tristeza, ansiedade e angústia, perda do apetite sexual, taquicardias e hipertensão, problemas digestivos


O QUE PODEMOS FAZER?


1) Reconhecer que não estamos bem e que não temos que andar assim

2) Diagnosticar o que nos causa stresse e perceber porquê. "Por vezes, não é tanto determinado acontecimento que nos faz sofrer, mas a forma como o valorizamos ou até o facto dele pôr em cheque um aspecto da personalidade que merece ser revisto", afirma o clínico.

3) Perceber o que nos falta para saber lidar com o stresse, em termos de competências psicológicas e em termos de recursos sociais.
Depois, procurar obter o que nos falta.

A nível organizacional, os sinais mais visíveis são o absentismo e o aumento do número de acidentes no trabalho, além dos erros na tomada de decisões.


O QUE PODEMOS FAZER?


1) Saber que o stresse existe na nossa empresa e não o ignorar

2) Diagnosticar as situações na empresa que geram stresse

3) Diagnosticar os sintomas individuais de stresse e os custos, directos e indirectos, suportados pela empresa por causa deste

4) Estabelecer um programa de intervenção a vários níveis:

a) Mudanças organizacionais - eliminar as causas de stresse que podem ser suprimidas, controlar os efeitos das que não podem ser

b )Formação experiencial, para as pessoas aprenderem de facto a lidar com o stresse

c) Encaminhamento para ajuda clínica das pessoas já afectadas pelo stresse

5) Avaliação dos resultados, sobretudo a nível financeiro; para confirmar aquilo que alguns estudos já mostram: a gestão organizacional do stresse é mais barata do que os custos do stresse não gerido.


 





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS