Notícias

"Sou um homem de projectos"

12.12.2003


  PARTILHAR





Maribela Freitas

O DESAFIO existente no desenvolvimento de um novo projecto é aquilo que mais motiva Carlos Filipe Lemos na sua actividade profissional.


Ao longo da sua carreira nunca virou as costas a um novo trabalho e envolvendo-se de corpo e alma em todas as funções que desempenhou. Licenciado em Gestão e Organização de Empresas, começou a trabalhar ainda durante o curso.

Trabalhou no ramo editorial, assumiu funções de direcção durante dez anos em empresas do ramo automóvel e mais recentemente, depois de um período de desemprego, resolveu mudar.

Actualmente, e com 39 anos, investiu num negócio próprio e tornou-se director-geral da Green Light Portugal, uma empresa da área da cosmética profissional.

A gestão e organização de empresas surgiu por acaso na vida de Carlos Filipe Lemos. "A minha paixão era a engenharia naval. Quando acabei o ensino secundário não consegui entrar para este curso e lançaram-me o desafio de experimentar gestão. Avancei e acabei por encontrar uma vocação", explica.

Este profissional começou a trabalhar cedo, ainda durante a licenciatura. Quando terminou o curso, foi trabalhar como director financeiro de um editora e esse foi um dos seus primeiros trabalhos. Como é um homem que não vira as costas a um desafio, em 1992 foi convidado para fazer um estudo de viabilidade para uma concessão da Ford.

"Ganhámos e convidaram-me para implementar o estudo. A Nivelfor arrancou em 1992 e foi um projecto que acompanhei desde o início e onde vi que a minha vocação estava virada para a área dos recursos humanos e em fazer as coisas através das pessoas", frisa Carlos Filipe Lemos.

De 1992 até 1994 foi director administrativo e financeiro da Nivelfor-Comércio de Automóveis, SA. Desta data até 2000, assumiu as funções de direcção geral do Grupo Nível - que englobava a Nivelfor, Nivelauto e Nivelchapa -, período durante o qual desenvolveu e coordenou a fusão operacional do grupo Nível, bem como a expansão estratégica da empresa para novas áreas de mercado.

Mais uma vez e no ano de 2000, operou-se uma mudança profissional na vida de Carlos Filipe Lemos. "Um amigo viu um anúncio no EXPRESSO que achou que correspondia ao meu perfil. Pediam um director-geral para uma grande concessão. Acabei por ser escolhido para consolidar este projecto", refere o responsável da Green Light.

Foi assim que assumiu o cargo de director-geral da C. Santos Veículos e Peças, SA, concessionária da marca Mercedes-Benz, tendo consolidado a reestruturação da empresa. Ao fim de três anos, após ter concluído o projecto da Mercedes e depois do nascimento de uma filha, decidiu mudar de vida. Deixou a empresa onde trabalhava e surgiu a oportunidade de comprar um laboratório farmacêutico. Com a não concretização deste negócio, ficou desempregado.

"Chegado a esta altura, não queria continuar a trabalhar no ramo automóvel. Como estava desempregado, coloquei a hipótese de encontrar um negócio que pudesse avaliar para adquirir", explica.

Foi assim que este ano comprou a sociedade que representava os produtos Green Light, uma marca italiana de tratamento e cosmética, dirigida a um mercado profissional e iniciou mais uma etapa da sua carreira, desta vez à frente de um negócio próprio.

Na sua vida, Carlos Filipe Lemos assume-se como "um homem de projectos. O que gosto é de olhar para aquilo que está no papel e transformá-lo em realidade, é aí que reside o grande desafio". Assumiu o risco de avançar com um negócio próprio e até agora está bastante satisfeito com a sua opção.

Confessa que "não tive medo de arriscar numa mudança profissional. Nunca estabeleci uma estratégia para a minha carreira, fui aproveitando sim os desafios que me eram colocados". E com uma vida profissional tão preenchida, explica que tenta como em tudo o que faz, manter uma relação de equilíbrio entre a sua vida de trabalho e a familiar.

Além de ter sempre apostado num crescimento profissional, Carlos Filipe Lemos nunca descuidou a sua formação académica. Possui um mestrado em comportamento organizacional, área que considera "fundamental para perceber as pessoas, nomeadamente os clientes. Esta é sem dúvida uma mais-valia para a minha actividade profissional".

Ao nível dos conselhos de carreira Carlos Filipe Lemos considera que "os jovens devem ter sempre uma postura profissional".





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS