Notícias

Podemos falar de dinheiro?

Podemos falar de dinheiro?

É um dos aspetos fundamentais num processo de contratação e embora o tema seja delicado, a especialista em recrutamento e colunista residente da Forbes, Liz Ryan, garante que não há que adiar o tema “Salário” ou sentir constrangimento em abordá-lo de forma direta e frontal com os recrutadores. E explica quando e como o deve fazer.

17.06.2016 | Por Cátia Mateus


  PARTILHAR



Na primeira entrevista não toque no assunto. Não é que seja proibido, mas tendo em conta que é o primeiro contacto que tem como o potencial recrutador, e que outros candidatos vão ainda ser analisados, não vai querer passar a mensagem de que só os euros sustentam a sua motivação e eliminar à partida as suas oportunidades de passar à segunda ronda de negociações. Mas se for chamado para uma segunda entrevista, “não deve encerrá-la sem chamar o tema 'salário' à discussão”, garante Liz Ryan, especialista em recrutamento e gestão de carreira e colunista residente da revista Forbes. Para a especialista o tema não só dever ser tratado quanto antes, para que nenhuma das partes perca tempo com negociações que se revelam infrutíferas, como é fundamental que o profissional coloque as suas condições em cima da mesa.

“É fundamental que o candidato deixe claro ao empregador, ou a quem está em nome dele a liderar o processo de recrutamento, que há determinados requisitos salariais que considera básicos se for o escolhido para desempenhar a função”, explica Liz Ryan. Não são poucos os casos em que os candidatos são sujeitos a longos processos de seleção e inúmeras entrevistas para no final serem confrontados com uma proposta salarial por parte da empresa que fica aquém das suas expectativas, do que consideram justo para a função ou até abaixo do patamar salarial que auferem na função em que atualmente se encontram. Um cenário que a especialista reconhece como “desencorajador e frustrante” e cuja única maneira de evitar é “colocar o assunto 'salário' em cima da mesa quanto antes”, defende.

A barreira da segunda entrevista
A passagem à segunda entrevista é o momento certo para o fazer, na opinião da especialista. Este é o sinal claro de que a empresa esta interessada no candidato e que o quer conhecer melhor, para validar o seu “fit” (adequação) ao cargo. Como tal, é também o momento em que “o candidato deve expor as suas condições ao potencial empregador”, argumenta. ?Ninguém muda, conscientemente e por vontade própria, para pior. A menos que se veja numa situação de desemprego, e seja obrigado a aceitar condições salariais abaixo da função anterior para poder regressar ao mercado de trabalho e manter-se ativo.

É por isso normal que todos os profissionais que não estão nesta situação procurem um upgrade salarial. “Deve deixar claro ao recrutador durante a segunda entrevista de que não vai continuar a passar de entrevista em entrevista, sem perceber se a perspetiva salarial do empregador coincide com a sua”, aconselha Liz Ryan que diz mesmo que o candidato deve perguntar claramente “vamos falar de salário?” ou “qual é a patamar salarial previsto para esta função”.?É óbvio que o recrutador poderá rebater a questão com outra pergunta: “quanto ganhava na sua última função ou quanto ganha no seu cargo atual?”.

Se está disposto a mudar de emprego pelo mesmo valor, clarifique-o. Se não pretende mudar a menos que essa mudança seja financeiramente compensadora, deve dizê-lo claramente e sem que dai resulte lugar a dúvidas. Foque também outros benefícios que detenha no seu atual cargo extra-salariais (seguros de saúde, dias extra de férias, viatura de serviço, etc). “A segunda entrevista é o momento certo para começar a colocar estas questões em cima da mesa, ainda que possa deixar aberta a porta da negociação, caso seja do seu interesse”, explica a especialista da Forbes.

Segundo Liz Ryan, esta discussão é também vista pelo recrutador como essencial e um sinal de honestidade por parte do candidato. Trata-se de ambos perceberem à partida se há interesse mútuo em dar continuidade à negociação que estão a estabelecer. “Nem o candidato quer perder tempo para receber uma proposta que defraude as suas expectativas, nem o recrutador quer dedicar o seu tempo a entrevistar sucessivamente alguém que não vai conseguir contratar pelo salário que quer pagar”, reforça.



OUTRAS NOTÍCIAS
Empregadores nacionais lideram na Europa

Empregadores nacionais lideram na Europa


Mars, Cisco Systems, ROFF, AbbVie, Volkswagen Financial Services, Janssen-Cilag, Diageo e SAS Institute foram reconhecidas pelos profissionais portugueses, em março deste ano, como os melhores ...

Mazars recruta 40 em Economia e Gestão

Mazars recruta 40 em Economia e Gestão


A multinacional de auditoria Mazars está a aumentar a sua equipa em Portugal e tem 40 vagas para preencher. A empresa tem a decorrer o processo de identificação de talento que con...

Onde vai Portugal contratar... até setembro

Onde vai Portugal contratar... até setembro


Agricultura, Floresta e Pescas, Transportes, Logística e Comunicações e Restauração e Hotelaria são apontados pelo Manpower Employment Outlook Survey (MEOS), ...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS