Notícias

Património de St. André em estudo

25.06.2004


  PARTILHAR





SemMais Jornal - Rede Expresso

DURANTE os próximos dois anos o património edificado da Lagoa de Santo André vai ser inventariado por um grupo de professores e alunos universitários vindos de Espanha, França, Polónia, Cabo-Verde. Uma equipa que envolve também especialistas portugueses.


Neste momento está a decorrer a primeira fase do "Projecto de Inventariação e Recuperação do Património", que contempla o levantamento no terreno, a qual se deverá prolongar até dia 9 deste mês.

A segunda fase de trabalho vai arrancar em Maio de 2005, altura em que serão reunidas propostas para uma intervenção e dinamização da zona. Durante este intervalo de 11 meses, os professores envolvidos neste campo de pesquisa irão elaborar um livro com registos diários, que será publicado pela altura da Páscoa.

A área de investigação vai incidir em três núcleos, Vila Nova de Santo André/Baleizão, com incidência na casa da cortiça, casa do Poeta Popular Ti Manel do Tojal e a fonte do Baleizão. Outro ponto de estudo será uma replica das cabanas de colmo, típicas da lagoa de Santo André.

No terceiro núcleo ligado à Lagoa, serão analisadas a casa do peixe, o arneiro da sardinha e o Monte do Paio. Em finais de 2005 o grupo de trabalho irá apresentar um conjunto de projectos de intervenção e dinamização do património da Lagoa de santo André.





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS