Notícias

Os 'caça' promoções

Os 'caça' promoções

Nasceu na crise e para ajudar a ‘fintar’ a própria crise. Em finais do ano passado Pedro Moreira e Tiago Marques criaram uma plataforma que tem ajudado os portugueses a saber onde estão os preços mais baratos.

02.10.2014 | Por Cátia Mateus


  PARTILHAR



Organizar de forma intuitiva todos os descontos dos folhetos de supermercados publicados semanalmente e disponibilizá-los aos utilizadores via web e mobile é o objetivo da plataforma Promoclick, idealizada por Pedro Moreira e Tiago Marques, amigos desde os tempo da escola secundária e agora unidos também no percurso empresarial. O projeto foi já selecionado como um dos 20 finalistas da 5ª edição da Building Global Innovators, na categoria de Enterprise IT & Smart Data.

Se há projeto empresarial que a crise é capaz de beneficiar e impulsionar, é este. “O contexto de crise económica, em que há uma utilização crescente de promoções, vales e cupões de desconto foi considerado o timming certo para arriscar”, explica Pedro Moreira que confessa “este foi também o momento em que verificámos que os supermercados começaram a desenvolver aplicações próprias com muito boa aceitação por parte dos utilizadores”. Qual é então a vantagem da Promoclick? Para os mentores da ideia, o seu potencial agregador. “Agregamos as promoções dos diferentes supermercados num único lugar, acessível em qualquer momento através de uma aplicação de telemóvel”, reforça Tiago Marques.

A ideia que norteou a criação do projeto foi simples e elementar: uma ida ao supermercado. Tiago Marques preparava-se para iniciar as compras quando percebeu que a lista estava incompleta porque a esposa ainda estava a consultar o folheto de promoções. O momento ficou-lhe na memória e decidiu investigar se existia no mercado das aplicações móveis alguma app facilitadora desta tarefa, que agregasse todas as promoções dos folhetos dos supermercados. Constatada a lacuna existente, uniu-se a Pedro Moreira, o guru tecnológico do projeto. Juntos desenvolveram a plataforma que, pela sua inovação, ganhou o primeiro prémio do Mestardo Executivo em Empreendedorismo e Inovação, do ISCTE.

A empresa foi formalmente criada em novembro de 2013, mas só em fevereiro deste ano a dupla lançou a aplicação móvel (App) no mercado. Desde então já ultrapassou os 50 mil downloads. Tem 35 mil utilizadores registados e uma média de dois mil utilizadores semanais, posicionando-se de forma constante no top 10 da sua categoria na Google Paly e na App Store.

Ainda em fase de expansão, prevendo-se a diversificação da atividade para outras categorias de promoções - “como os produtos de tecnologia, a bricolage, os artigos para o lar, entre outros” - e a entrada da Promoclick no mercado de e-commerce, através de um serviço de entregas online que permitirá ao consumidor receber as melhores promoções em casa, através de prestadores certificados, a equipa já investiu no desenvolvimento da Promoclick cerca de 80 mil euros. O investimento, cujo retorno ainda não foi alcançado, viabilizou a criação de 12 postos, cinco deles diretos.


BI EMPRESARIAL

Promotores:
Pedro Moreira, 35 anos, licenciado em Fisioterapia
Tiago Marques, 35 anos, licenciado em Cinema, Vídeo e Multimédia

Área de atuação:

A Promoclick foca a sua atividade no desenvolvimento de aplicações tecnológicas.

Data de criação:
Novembro de 2013.

Postos de trabalho criados:

A empresa assegura atualmente 12 postos de trabalho em regime de part ou full-time.

Investimento inicial:
Ainda em fase de crescimento, a equipa investiu até à data 80 mil euros no desenvolvimento da empresa.

Público-alvo:
Numa ótica transversal, todos os consumidores, uma vez que “99% dos portugueses compram pelo menos um produto em promoção no supermercado”, mas também as marcas de grande consumo e distribuição.

Conselhos de atuação:
“É fundamental começar sempre com a certeza de que se está a solucionar um problema existente, testando e validando constantemente as diferentes hipóteses que surgem ao longo do percurso”.

Página online:
www.promoclick.pt



OUTRAS NOTÍCIAS
Empreender e gerir PME

Empreender e gerir PME


Para se ter sucesso no mundo competitivo dos negócios é necessário saber planear, definir objetivos, elaborar cenários económicos, criar estratégias e metas, ...

Aeronáutica à procura de talento

Aeronáutica à procura de talento


Opera a partir de Coimbra mas a sua ambição é mais do que internacional, é espacial. A Active Space Technologies nasceu “incubada” na Agência Espacial Eur...

Angola atrai engenheiros lusos

Angola atrai engenheiros lusos


O que é que Angola tem para muitos engenheiros portugueses? Aquilo que Portugal, neste momento, não está a conseguir oferecer: emprego. Desde 2011, saíram de Portugal cerca...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS