Notícias

Onde param os talentos digitais?

Onde param os talentos digitais?

A transformação digital e apontada como decisiva na estratégia de crescimento da maior parte das empresas. Mas em Portugal, a maioria das organizações não sabe como e onde recrutar os melhores profissionais nesta área.

24.01.2015 | Por Cátia Mateus


  PARTILHAR



Cerca de 60% das empresas não sabem onde procurar talento na área do digital. O número é avançado pela consultora especialista em gestão de capital humano, Ray Human Capital, que desenvolveu um estudo com o objetivo de compreender como estão as empresas a adaptar-se aquela que é, de forma unânime, apontada como a maior revolução dos últimos tempos: o digital.

A maioria das empresas portuguesas (82%) reconhecem que a transformação digital é importante e admitem que esta está cada vez mais a condicionar a forma como se fazem negócios. Segundo a Ray Human Capital, as empresas estão cada vez mais envolvidas em processos de transformação e adaptação a ambientes digitais, mas nem sempre o caminho é fácil. De acordo com os dados apurados pela consultora no estudo realizado e agora divulgado, são as empresas de grande dimensão (mais de mil colaboradores) e com presença internacional, as que mais reconhecem o potencial do digital na expansão do negócio e na ampliação de resultados (76%).

Uma consciência que ganha particular relevância nos sectores financeiro, dos seguros, da tecnologia, dos media e das telecomunicações. No total, revela o estudo, “78% das empresas consideram que estão ou irão estar envolvidas num processo de transformação digital do seu negócio e que estão preparadas para o mesmo”. Ainda assim, é nítida a dificuldade de algumas empresas, sobretudo as de pequena e média dimensão, no processo de adequação ao contexto digital.

A difícil luta pelo talento
A partir da análise do estudo, é possível concluir que aproximadamente 60% das empresas destaca dificuldades em atrair talento. Não se trata de não saberem do que precisam, ou desconhecerem as competências críticas que precisam de atrair para enfrentar o contexto digital, mas de saberem onde as podem encontrar. Uma dificuldade que é particularmente clara em sectores como o financeiro e o dos seguros onde, enatiza o relatório da Ray Human Capital, “mais de metade das empresas afirmam desconhecer qual o talento de que necessitam para alcançar o sucesso neste processo de adaptação ao digital”.

Cerca de 56% não tem identificadas as fontes de recrutamento de perfis digitais críticos, não sabendo por isso onde atrair, selecionar e recrutar este tipo de talentos, hoje vitais para as organizações. Conclui a Ray Human Capital que “o recrutamento através das redes sociais é a técnica digital mais utilizada pelas empresas mais jovens, enquanto os canais corporativos de oferta de emprego continuam a figurar nas preferências das empresas mais consolidadas”. Somente uma minoria das organizações (sobretudo multinacionais) aposta tudo na inovação e recorre ao Mobile Marketing, Mobile Recruitment e Employer Branding como solução ideal de recrutamento para esta área. O estudo destaca ainda que apesar da crescente utilização de estratégias digitais para recrutamento de talento, a maioria das empresas continua a conciliar as estratégias digitais com as mais tradicionais nos seus processos.

Inerente a esta revolução digital é também a necessidade de adaptar os modelos de gestão de recursos humanos das empresas às novas práticas e aos novos perfis. 69% das empresas inquiridas no estudo da Ray Human Capital destacam a necessidade de adotar ambientes digitais e aplicá-los às práticas de gestão de RH, mas 40% não dispõem ainda de ferramentas orientadas para a gestão e avaliação de talento.

Com a maioria das empresas (63%) a admitirem a existência de uma cultura de colaboração social através de plataformas digitais, não resta senão às organizações nacionais apostar na formação dos seus quadros para o desenvolvimento transversal desta cultura digital, conclui o estudo da consultora que inquiriu 100 empresas, de distintas dimensões e sectores de atividade, à escala ibérica. 



OUTRAS NOTÍCIAS
Gestão de Serviços Profissionais

Gestão de Serviços Profissionais


O Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), através do IDEFE (Instituto para o Desenvolvimento e Estudos Económicos, Financeiros e Empresariais), vai promover uma pós...

Linkedin: as 25 competências mais procuradas

Linkedin: as 25 competências mais procuradas


As tecnologias de informação dominam as opções de pesquisa dos recrutadores na rede social Linkedin. O ranking das competências mais procuradas em 2014 não tra...

Ryanair e Emirates regressam a Portugal

Ryanair e Emirates regressam a Portugal


Portugal está na mira das transportadoras aéreas internacionais no que ao recrutamento diz respeito. A Emirates Airlines e a Ryanair estão de regresso a Portugal, onde dever&atild...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS