O mestrado em Gestão Internacional (Master in International Management - MIM), lecionado na Nova School of Business and Economics (Nova SBE) vai trabalhar em parceria com a Agência Espacial Europeia (ESA), com a missão de desenvolver o potencial de negocio da mais recente tecnologia espacial. O MIM é um programa da Aliança CEMS que reúne um conjunto de 29 escolas de negócios Premium (uma escola por pais), 68 das empresas mais relevantes do mundo e parceiros sociais de diversas áreas. Em Portugal, a Nova SBE representa esta aliança.
Interdisciplinaridade, ambiente multicultural, foco na abordagem analítica e na atitude crítica são as linhas mestras do programa CEMS MIM, tanto na sala de aula como em discussões de ideias ou projetos de trabalho. A parceria agora firmada entre o CEMS MIM e a Agência Espacial Europeia é inédita no panorama nacional possibilitando segundo a organização “um programa de mestrado que disponibiliza acesso direto a um universo desafiante”. O acordo foi aprovado em Bruxelas por um comité constituído por académicos, representantes de empresas e instituições sociais e desafiará estudantes portugueses a pensar as potencialidades de negocio da tecnologia espacial.
Para Niels Eldering, o responsável da Agência Espacial Europeia, protagonista desta parceria e antigo aluno do CEMS MIM na escola de negócios de Roterdão, ter acesso privilegiado aos melhores estudantes de Gestão do mundo é o mais enriquecedor. “A Agência Espacial Europeia vai poder definir, em conjunto com os melhores do mundo, novas potencialidades de negócio para a tecnologia espacial, tanto no presente como no futuro”, afirmou.
De igual modo, Ferreira Machado, diretor da Nova SBE, destaca a característica inovadora da parceria e a possibilidade dos estudantes contactarem com uma das indústrias mais dinâmicas e tecnologicamente desenvolvidas. “É uma oportunidade muito aliciante para desenvolver as características empreendedoras e as competências dos nossos alunos na área da consultoria ”, concluiu. Além da parceria com a Agência Espacial Europeia, a Aliança CEMS anunciou novas parcerias empresariais com mais 11 entidades, incluindo o Facebook e a Dropbox.