Notícias

"Motivam-me os projetos complexos"

Itziar Vizcaíno lidera a operação de Recursos Humanos da MetLife em Portugal e Espanha. Advogada de formação rendeu-se cedo à paixão pela gestão das pessoas e nos últimos anos, detetar e desenvolver talento tem sido a sua missão. E o seu foco é específico. Quando contrata quer sobretudo profissionais com vontade e capacidade de aprendizagem, entusiasmo, muita curiosidade e auto-conhecimento. Entrar no seu radar passa também pelas redes sociais.

10.09.2016 | Por Cátia Mateus


  PARTILHAR



“O mercado de trabalho mudou drasticamente e agora é importante ter um bom network e tirar o maior partido das redes sociais”, quase tanto como ter boas competências técnicas e comportamentais. É a diretora de Recursos Humanos da MetLife, Itziar Vizcaíno, quem traça desta forma simplificada os desafios que hoje se colocam a quem procura emprego no contexto atual. “Estar preparado, construir uma marca pessoal e desenvolver as suas capacidades, skills e conhecimento”, são hoje fundamentais para conseguir emprego e progredir na carreira. Mas não se pense que os desafios ficam todos do lado dos candidatos. Num mercado onde a competição pelo talento disponível é cada vez maior entre as empresas, sobretudo em áreas onde há escassez de profissionais qualificados, cabe às organizações a definição de estratégias coesas de retenção. É aqui que Itzair Vizcaíno se sente como um peixe na água.

Sob a sua liderança, a MetLife foi considerada uma das melhores empresas para trabalhar em Espanha. Com uma operação de gestão de talento à escala ibérica, muitas das políticas definidas são praticadas também em Portugal.?Há políticas para todos os gostos e aptidões na empresa. Em Portugal, a seguradora criou a Women NetWork (WomNet), uma plataforma criada para fomentar o desenvolvimento empresarial das mulheres através da captação e retenção de talento feminino na empresa. Trata-se de uma ferramenta “focada em promover a liderança positiva, apoiar a conciliação da vida pessoal e familiar e a promoção da igualdade dentro e fora do ambiente de trabalho”.

É uma de muitas ferramentas em que a empresa aposta para reter talento. Segundo a diretora, a MetLife recruta habitualmente nas áreas comerciais e tem processos de recrutamento ativos ao longo de quase todo o ano. “Temos previsto o recrutamento para algumas funções na área das vendas que irão ajudar-nos a atingir os objetivos ambiciosos que temos para o próximo ano”, explica. Além das áreas comerciais e de vendas, a empresa reforçou no último ano as áreas de Marketing, recursos Humanos e Operações.

“A empresa tem apostado em criar oportunidades a jovens recém-licenciados, com vista a aumentar a sua empregabilidade, proporcionando-lhes experiências de formação prática em contexto real de trabalho e promovendo a sua inserção profissional”, realça Itzair Vizcaíno que enfatiza que parte da estratégia de retenção da marca passa também pelo culto da comunicação. É que a gestora tem como princípio de gestão “ouvir a opinião dos outros, especialmente daqueles que normalmente não estão de acordo”. É dessa forma que se afinam estratégias e que se inova nas empresas. O seu foco atual passa por “adaptar às práticas de RH as novas tendências e tecnologias, gerindo a diversidade geracional e integrando as diferenças de uma maneira eficaz”, confessa.

Itziar Vizcaíno
Diretora de Recursos Humanos da MetLife
40 anos

Formação:
É licenciada em Direito e possui um Executive Master em Gestão de Recursos Humanos que complementou com diversas certificações em Ferramentas de Desenvolvimento de equipas, como Hogan Assessment e Via Edge (Lominger) e Coach Co-Ativo, pelo CTI.

Primeiro emprego:
Iniciou a carreira aos 23 anos, numa sociedade de advogados especializada em Direito Comercial.

Percurso:
Em 1999 iniciou o percurso profissional na Landwell, na parte jurídica da PwC. Em 2001, após essa experiência a France Telecom como advogada. Três anos mais tarde inicia um percurso na AVON empresa onde em 2008, após um início como advogada com responsabilidades locais e regionais, inicia uma carreira na área dos recursos humanos. Foi primeiro diretora de RH em Espanha e mais tarde no Norte de África e Médio Oriente. Foi também responsável pela área de Talento na Europa continental. Em 2014 assumiu o desafio de liderar os Recursos Humanos das operações da MetLife em Portugal e Espanha.

Maior desafio de carreira:
Conduzir um processo de reestruturação de uma empresa no Norte de África, adaptando processos, culturas e políticas ao contexto multinacional.

Hóbis:
Gosta de ilustração infantil e desenha para contos de crianças.



OUTRAS NOTÍCIAS
Inovar para vencer a desmotivação

Inovar para vencer a desmotivação


A iniciativa que nasceu em 2011, no Reino Unido, pelas mãos do CDI, uma ONG focada em “transformar a vida através da tecnologia”, une alunos e professores que trabalham conju...

Fast Track quer formar mestres da criatividade

Fast Track quer formar mestres da criatividade


Transmitir aos participantes uma visão transversal e alargada dos vários domínios de atuação do paradigma atual do marketing e comunicação, é o ...

Web Summit já contrata

Web Summit já contrata


“O Web Summit não acontece sozinho. É necessária uma equipa brilhante para o por de pé”. E é de novos elementos para esta “equipa brilhante” ...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS