Notícias

McDonald’s cria escola de gerentes

A multinacional americana de «fast-food» aposta na formação dos seus colaboradores em território nacional
06.11.2008


  PARTILHAR



Maribela Freitas
Academia de Gerentes é o nome de um dos mais recentes projectos na área da formação que a McDonald's está a desenvolver. Dirigida aos gerentes dos restaurantes e desenvolvida em parceria com a Universidade Católica Portuguesa, esta acção pretende dar mais ferramentas de trabalho a este núcleo e integra-se numa estratégia de formação e educação mais lata em que a multinacional está a apostar.

A iniciativa consiste num programa de formação em gestão e liderança, formatado e promovido em parceria com a Faculdade de Ciências Empresariais da UCP. “O objectivo é proporcionar aos gerentes de restaurante McDonald's um conjunto de conhecimentos e qualificações além do que é a nossa formação específica, ao mesmo tempo que visa a consolidação das competências adquiridas na empresa, contribuindo para a valorização profissional e pessoal dos mesmos, que seja reconhecida interna e externamente”, explica Joaquim Rafael, director de recursos humanos da McDonald's Portugal.

O curso é composto por cinco módulos: finanças para não financeiros; liderança e gestão de equipas; gestão de conflitos; ética empresarial e individual e marketing. Tem a duração de oito dias consecutivos, sendo que a primeira acção realizou-se em Lisboa e a segunda está a decorrer no Porto. A ideia é realizar duas edições anualmente. Joaquim Rafael conta que o objectivo nesta primeira fase é englobar apenas os gerentes dos restaurantes e futuramente poderá ser alargado aos quadros médios superiores da McDonald's Portugal, nomeadamente os gestores de departamento.

“O programa de formação Academia de Gerentes é apenas uma das vertentes do nosso plano integrado de educação, tendo a McDonald's apoios vocacionados para outras necessidades e universo de colaboradores”, conta Joaquim Rafael. Exemplo disso é o protocolo que a multinacional estabeleceu com os Ministérios da Educação e do Trabalho e Solidariedade Social, para incentivar os colaboradores a frequentarem o ensino secundário e aderirem ao programa das ‘Novas Oportunidades' afim de obterem a certificação do 9º e 12º anos de escolaridade. “Para os colaboradores que frequentam o ensino superior, desenvolvemos um programa de bolsas de estudo no valor de 500 euros cada, como forma de incentivo no acesso e/ou conclusão do ensino universitário”, refere o director.

Paralelamente a este programa de educação, decorre o plano de formação McDonald's que visa acompanhar e proporcionar o desenvolvimento profissional da sua estrutura. A sua formação está ainda certificada pela direcção-geral do Emprego e das Relações do Trabalho e a multinacional possui um centro de formação onde são ministrados 16 cursos e por onde passam anualmente cerca de 1200 formandos. A estratégia de educação da multinacional insere-se no conceito de educação corporativa que considera ser uma forma de ser socialmente responsável.





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS