Notícias

Marcas com ‘sabor’ nacional

20.06.2003


  PARTILHAR






Maribela Freitas

SÃO CADA vez mais os portugueses que ponderam investir num "franchising" quando decidem criar um negócio próprio. E se no passado este tipo de empresas eram quase obrigatoriamente importadas do estrangeiro - como as lojas do McDonald's -, hoje crescem os "franchisings" "nascidos e criados" em Portugal.


Seja na área dos serviços ou restauração, os "franchisings" nacionais somam posições no mercado e são cada vez mais as pessoas que apostam numa ideia de negócio portuguesa.

Mário Romão é um dos sócios da empresa que detém o "franchising" "Sopas&Sopas", na área da restauração, criado em 1999 em Portugal. "Estivemos um ano a desenvolver bem o conceito antes de fazer a nossa segunda loja, depois quando consideramos que o conceito estava estável, decidimos criar mais três lojas próprias e o primeiro 'franchising'. Um ano depois deste primeiro restaurante, optamos por avançar para uma rede 'franchisada'", explica Mário Romão.

Para este empreendedor, "o 'franchising' permite crescer mais rapidamente, com menos trabalho a nível logístico e de gestão de recursos humanos".

Crescimento(quase) garantido

Depois do primeiro franchising da "Sopas&Sopas" ter nascido em 2001, este conceito nunca mais deixou de crescer em número de restaurantes.

Neste momento são 18 as lojas do "Sopas&Sopas" (nove próprias e nove "franchisadas") distribuídas por todo o país e estão mais dez contratadas para abrir até ao final do ano.

Em 2002 a facturação da empresa atingiu os cinco milhões de euros e a crise económica parece não ter passado por este negócio. É que, como salienta Mário Romão, "este é daqueles negócios que menos sente a crise, pois todos temos de comer e as sopas, além de saudáveis, permitem-nos fazer uma refeição muito económica".

E para o futuro Mário Romão quer "aproveitar as oportunidades interessantes que apareceram, consolidar a rede a nível nacional e continuar a apostar na qualidade dos produtos".

Criado em Junho de 2002, também em Portugal, o "franchising" "Loja do Condomínio" conta já com 14 unidades "franchisadas" e tem prevista a abertura de mais três em Maio.

Paulo Antunes, director de projecto deste "franchising" explica que "esta era uma área onde já tínhamos uma vasta experiência e, que fruto do mercado, se afigurava uma boa oportunidade de negócio. Por outro lado apresentava uma inovação neste sector de actividade, o que foi por nós considerado como uma mais-valia importante".

A actuar na área de administração de condomínios, este conceito encontra-se implantado desde o Grande Porto ao Algarve, passando pelos distritos de Lisboa e Setúbal.

Para Paulo Antunes, este negócio "apresenta uma rentabilidade bastante elevada, com uma facturação sempre crescente, garantindo um estabilidade importante, associada a um custo de estrutura baixo. Os nossos 'franchisados' são pessoas que têm apostado com muita convicção neste negócio, o que se tem traduzido num crescimento significativo da rede".

Com menos de um ano de actividade, a história da "Loja do Condomínio" tem sido feita da "consolidação do projecto e crescimento da rede, o que tem sido conseguido com grande sucesso", salienta Paulo Antunes.

A avaliar pelo seu bom desempenho e a grande aposta dos "franchisados", este responsável ambiciona um maior crescimento, a solidificação da rede e, "numa segunda fase, o início da internacionalização da marca", finaliza.





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS