Notícias

Lisbon Tech Week: Portugal na rota do investimento e do talento tecnológico

Lisbon Tech Week: Portugal na rota do investimento e do talento tecnológico

Colocar Portugal, as suas empresas e os seus profissionais na rota do investimento e do desenvolvimento é o principal objetivo da Lisbon Tech Week, o evento organizado pela consultora Cross Border Talents (CB Talents) e que na próxima semana traz a Lisboa membros da Comissão Europeia e vários especialistas, para ensinar os portugueses a tirar partido dos instrumentos de financiamento europeus disponíveis para a inovação e empregabilidade.

17.06.2016 | Por Cátia Mateus


  PARTILHAR



Nos últimos anos, um número crescente de multinacionais tem olhado para Portugal como um destino de investimento. Muitas, aliciadas pela qualidade técnica e da formação dos profissionais nacionais, nomeadamente nas áreas tecnológicas, optaram por sediar em Portugal os seus centros de competências nearshore ou global delivery centers. Esta aposta estrangeira, e as parcerias estabelecidas entre estas empresas e as instituições de ensino nacionais, atraíram também ao país um número crescente de estudantes e profissionais estrangeiros. Portugal tem estado a posicionar-se de forma competitiva como um pólo de atração de talento, mas para Ricardo Nobre, managing director da consultora de recrutamento Cross Border Talents (CB Talents), este movimento ainda é maioritariamente impulsionado por firmas estrangeiras e para o gestor, há inúmeras pequenas e médias empresas (PMEs) nacionais, com projetos tecnológicos inovadores e disruptivos que podem beneficiar de instrumentos de financiamento europeus como Horizonte 2020, para alavancar a sua expansão no mercado e para se tornarem “aspiradores de talento e competências de outros países europeus, promovendo a fixação e o desenvolvimento de profissionais em Portugal”.

Foi a pensar nestas empresas que decidiu organizar a Lisbon Tech Week, um evento que reunirá de 21 a 23 de junho, em Lisboa, especialistas, empreendedores e profissionais para debater as oportunidades associadas ao sistema de financiamento Horizonte 2020 para PMEs da área tecnológica. ?Quando decidiu dar o passo em frente na criação da CB Talents, Ricardo Nobre lidou com a dificuldade de acesso à informação sobre programas de financiamento que pudessem apoiar a expansão do seu negócio. “Tínhamos uma ideia inovadora, alinhada com os objetivos europeus, mas não foi fácil perceber como poderíamos beneficiar desses apoios”, relembra o gestor que contratou uma consultora especializada para o apoiar no processo.

A CB Talents acabou por ser referenciada como uma das “SMEs - Small and Medium Sized Enterprises Champions” (PMEs) da Europa, no âmbito do programa Horizonte 2020. A Executive Agency for SMEs (EASME), o órgão da Comissão Europeia (CE) responsável pela análise das empresas candidatas ao programa, destacou a empresa nacional como uma das 11 organizações europeias com maior potencial face ao seu modelo de negócio inovador. “Em 14.485 candidaturas de empresas de empresas de 28 países da UE, apenas 7% foram elegíveis para financiamento. A CB Talents foi uma delas e segundo o IAPMEI, somos a única SME Champion não tecnológica. Os seja, criamos talento e não apps”, explica Ricardo Nobre acrescentando que desde então muitas portas se abriram. “A partir do momento em que somos considerados uma SME Champion, o objetivo da Comissão Europeia é ajudar-nos a ganhar negócio”, explica.

O que o líder da CB Talents quer fazer ao organizar em Portugal a Lisbon Tech Week, é apoiar outros empresários nacionais a conseguir o estatuto de SME Champion, promovendo um debate esclarecedor com os especialistas nestas áreas que possa apoiar os empresários na formalização de novas candidaturas ao programa. “É fundamental conseguirmos ter em Portugal mais PMEs com este estatuto e atrair investimento para as empresas portuguesas, sobretudo o ligado ao campo tecnológico que é, como se sabe, uma das áreas com maior potencial de criação de emprego qualificado no futuro”, realça. Para ajudar a cumprir esta ambição, 'chamou' a Portugal Oscar Diaz, membro da EASME e um dos responsáveis pela seleção das empresas candidatas ao Horizonte 2020, a que se juntarão outros especialistas - como Alexandra Alvarez (IAPMEI), Gonçalo Mello (Aicep), António Saraiva (CIP), Hans-Jürgen Müller (Atec), Linda Pereira (Global Council for Women in Leadership), Miguel Henriques (FNABA) e outros - para partilhar informação sobre o financiamento público que o programa Horizonte 2020 SME Instrument tem disponível para PMEs inovadoras.

O evento decorrerá a partir de 21 de junho, no Instituto Português do Desporto e da Juventude, em Lisboa, e é de participação gratuita, embora exija uma inscrição prévia no site do evento em lisbontechweek.com. No terceiro dia, a CB Talents que se dedica à identificação e requalificação de talentos para carreiras na área tecnológica, promoverá uma serie de workshop gratuitos para jovens dos 8 aos 18 anos, em várias áreas tecnológicas. O objetivo, garante Ricardo Nobre, “é combater o afastamento dos jovens das áreas tecnológicas e demonstrar quão aliciante pode ser uma carreira na área da programação”.



OUTRAS NOTÍCIAS
MBA português conquista a Alemanha

MBA português conquista a Alemanha


O The Magellan MBA, o programa de formação executiva full time da Porto Business School, está ‘a caminho’ da Alemanha. A instituição de ensino portuguesa...

Unit4 contrata 30 em Portugal

Unit4 contrata 30 em Portugal


O Global Delivery Center da Unit4 em Portugal foi criado no ano passado para servir os clientes da multinacional tecnológica a nível mundial. O centro de Lisboa, que complementa dois cen...

Estes são os melhores empregadores mundiais

Estes são os melhores empregadores mundiais


Já ouviu falar da KGHM Poslka Miedz? E da Suntory? Se não, saiba que ambas as empresas foram eleitas pelos profissionais polacos e japoneses, respetivamente, como as empresas mais atrati...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS