Notícias

KIC potencia negócios da energia

KIC potencia negócios da energia

A KIC InnoEnergy, uma incubadora de startups especializada nos sectores da energia sustentável e eficiência energética, lançou em Portugal uma área destinada a apoiar a criação de novos negócios. A KIC está já a investir em três projetos empresariais em Portugal e tem a decorrer o processo de candidaturas para o próximo pitch nacional que está a organizar e que decorrerá este mês.

05.09.2014 | Por Cátia Mateus


  PARTILHAR



Investe em média 100 mil euros por cada projeto que aprova e promove ainda a exposição dos conceitos à sua rede de investidores internacionais, obtendo com esta estratégia de posicionamento um rácio médio de três euros de investimento adicional por cada euro que investe diretamente nas empresas incubadas. A KIC InnoEnergy, a incubadora de startups especializada nas áreas da energia sustentável e eficiência energética, cuja atividade é apoiada pelo European Institute of Innovation and Technology (EIT), está focada em Portugal e nos projetos e inovações desenvolvidos em solo luso nas suas áreas de atividade. Desde maio que a KIC criou em Portugal uma área totalmente vocacionada para a criação de novos negócios.

Para Renato Braz, business creation manager da KIC InnoEnergy em Portugal, “este passo, em Portugal, representa claramente uma aposta no mercado nacional e pretende contribuir para a dinamização de projetos nacionais inovadores na área da energia sustentável e eficiência energética, auxiliando e impulsionando o ativo de startups com potencial de sucesso para o mercado europeu”.

Alia a capacidade de ajudar a impulsionar os projetos para o mercado global, à faculdade de potenciar a atração de mais investimento externo e desde maio já garantiu apoio a três startups portuguesas : RVE.SOL, IsGreen e WeTruck(ver caixa). Um trabalho de deteção de potencial que está em permanente evolução. Segundo Renato Braz, a KIC tem permanentemente a decorrer as candidaturas aos seus programas de apoio e incubação. Até ao final do ano decorrerão mais duas fases de pre-assessements, com o próximo pitch a acontecer já no dia 17 deste mês.

A KIC quer fechar 2014 com mais três projetos nacionais apoiados, contribuindo assim para a dinamização da área da energia sustentável em Portugal e na Europa. Os empreendedores nacionais poderão a qualquer momento submeter as suas candidaturas à KIC. Aqueles cujos projetos venham a ser selecionados, serão encaminhados para integrar a Highway da KIC InnoEnergy, que ajudará a acelerar os projetos. “A cada startup é atribuído um mentor, altamente qualificado de modo a ajudar na definição de um plano de negócios e respetivo mapa de atividades, onde são traçados objetivos, atividades para os alcançar e estimados os recursos necessários para os concretizar”, explica o responsável.

Depois de traçado o plano, o mentor acompanhará os empreendedores durante um período de dois anos, garantindo que o plano é cumprido e ajustado às necessidades do mercado. Renato Braz faz um balanço positivo do mercado nacional adiantando que apesar dos resultados entusiasmantes que a KIC já alcançou, a incubadora quer ir mais além e contribuir para a dinamização de projetos nacionais inovadores.


Projetos em incubação
Desde o seu arranque em Portugal, em maio deste ano, a KIC InnoEnergy já apoiou com o seu processo de incubação e aceleração empresarial três projetos nacionais na área da energia. Estão na Highway da KIC, a fase de aceleração empresarial, a IsGreen, a RVE.SOL e a WeTruck. O potencial de expansão e inovação é o que as une.

IsGreen
Trata-se de um projeto que tem por missão desenvolver soluções que otimizem os consumos energéticos nos edifícios, reduzam a sua fatura energética e contribuam para a redução das emissões de carbono. O projeto de que Carlos Rosário é sócio fundador, apostou na iluminação inteligente como a primeira área a ser desenvolvida. O empreendedor tem já outras em curso.

RVE.SOL
Criada por Vivian Vendeirinho, CEO da empresa, a RVE.SOL centra a sua atividade na produção de uma pequena central energética (a KUDURA, designação suaíli para “poder de mudança”) capaz de, com a tecnologia adequada, proporcionar aos habitantes de uma comunidade isolada, água potável e energia a um preço acessível. A empresa atua já no Quénia. Na essência, trata-se de uma utilitie box que conta com uma central fotovoltaica e híbrida de biomassa, uma central de biogás e fertilizante orgânico, uma estação de tratamento de água potável e uma central que monitoriza o correto funcionamento de todas as suas aplicações. Elementos como a água suja, estrume e energia solar são tratados neste sistema integrado, convertendo-se em água potável, eletricidade, biogás e fertilizante orgânico para a comunidade.

WeTruck

A WeTruck (www.wetruck.pt) está orientada para o desenvolvimento de soluções que permitem otimizar os consumos energéticos das redes de transporte de mercadorias. O primeiro produto da empresa co-fundada por Ricardo Soares, é um kit capaz de gerar, recuperar e armazenar energia elétrica a bordo, com o objetivo de alimentar sistemas auxiliares (como motores de frio em camiões frigorífico), permitindo assim a redução do consumo de combustível.



OUTRAS NOTÍCIAS
Portugueses não debatem progressão na carreira

Portugueses não debatem progressão na carreira


O número de profissionais portugueses que assumem a prática de discutir regularmente com os empregadores as suas possibilidades de evolução na carreira é reduzido, s...

Treinar para a globalização empresarial

Treinar para a globalização empresarial


Tem início agendado para novembro e visa apoiar os alunos no desenvolvimento de estratégias mais eficazes para as negociações internacionais e para a concretizaç&ati...

TI quer atrair mulheres

TI quer atrair mulheres


Marissa Mayer será, muito provavelmente, o melhor exemplo de sucesso de uma mulher na liderança de um gigante tecnológico. Licenciada em Sistemas Simbólicos pela Universida...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS