O que é um swap? Como se calcula o Produto Interno Bruto (PIB)? O que faz exatamente o BCE? O que provoca as crises financeiras? Como surge a inflação ou como funciona o Orçamento de Estado? Se é dos que se debatem com estas questões e embora não faça carreira na área económica, gostaria de aprofundar estes conceitos, o IDEFE prepara-se para lançar um curso à sua medida. A estrutura de formação contínua do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), tem a decorrer as inscrições para o curso de pós-graduação em Estudos de Economia, com início previsto para fevereiro de 2016. Além dos temas enunciados, o curso - direcionado para perfis com formação em áreas marginais à economia - tratará outros conceitos-chave da área e procurará dotar os participantes com os conhecimentos essenciais que lhes permitam responder, de forma fácil e rápida, a questões como as enunciadas. ?
“Facultar os conhecimentos chave em Economia a quem não tem uma licenciatura em Economia, fornecer ferramentas de análise que permitem entender as várias dimensões e vertentes económicas da nossa sociedade, diversificando os conhecimentos dos alunos e abrindo possibilidades acrescidas de evolução profissional, familiarizar os alunos com as actuais questões financeiras, internacionais, macroeconómicas, monetárias, no respectivo contexto europeu, permitindo reflexão e participação activa na discussão dos temas e facilitar a tomada de decisão mais informada nomeadamente no meio empresarial”, são segundo a instituição os grandes propósitos deste curso cuja coordenação científica está a cargo de António Afonso e Miguel St. Aubyn. ?
O curso tem duração de três trimestres e contempla 10 unidades curriculares, num total de 200 horas de formação que decorrerão duas vezes por semana. O corpo docente do curso reúne diversos especialistas na área e ao aluno que se destaque como o melhor do curso, a UECE - Research Unit on Complexity and Economics, atribuirá um prémio monetário de 1000€. A pós-graduação será alvo de uma apresentação pública que decorrerá num modelo de Business Breakfast, agendado para 24 de novembro, com o tema “O Orçamento do Estado no enquadramento da União Europeia”. A entrada é livre, mas implica inscrição prévia.