Notícias

Factor humano: a chave da competitividade

Factor humano: a chave da competitividade

O Centro de Congressos do Estoril volta a acolher o Salão Profissional dos Recuros Humanos - EXPO RH. Durante dois dias os principais especialistas da gestão de pessoas vão debater as novas tendências do mercado de recrutamento.
11.03.2010 | Por Cátia Mateus


  PARTILHAR



Os tempos não são de feição, mas diz o senso comum que os momentos de adversidade abrem as portas à oportunidade. Por essa razão, o International Faculty for Executives (IFE) investiu forte da realização da nona edição do Salão Profissional dos Recursos Humanos - Expo RH, que arranca de 17 a 18 de Março, no Centro de Congressos do Estoril. Andreia Sousa, responsável comercial do evento, acredita mesmo que “no actual contexto caracterizado por grande instabilidade económica, a realização deste Salão é sem dúvida um factor impulsionador para ultrapassar este momento já que, apresenta mecanismos e formas de reagir à actual conjuntura e que são fundamentais para motivas as pessoas, encontrar novos caminhos e soluções inovadoras que se destaquem e valorizem o capital humano”.

Gerar negócios, proporcionar networking e debater tendências assumem-se como objectivos base do Expo RH, mas as metas deste salão estão longe de se ficarem por aqui. A organização assume como premissa que “valorizar o capital humano é fundamental para a competitividade empresarial, dado que os recursos humanos são os principais responsáveis pelo desempenho das empresas e constituem uma vantagem competitiva num mercado global e cada vez mais exigente”. Por isso, Andreia Sousa esclarece que “os principais objectivos do IFE ao realizar o Expo RH são, por um lado, proporcionar aos responsáveis pela gestão do capital humano dois dias marcados por uma formação de elevada qualidade, onde são debatidas as principais tendências e, por outro lado, proporcionar networking e gerar negócios”.

Andreia Sousa adianta que “esta edição traduz o desenvolvimento dos contactos de negócio que o evento tem proporcionado ao longo dos anos e que permitiu um aumento significativo da área de exposição, com a adesão das empresas que habitualmente marcam presença no salão e com o reforço de novos players que consideram o Expo RH como meio de excelência para estabelecer um contacto com os responsáveis deste sector”. A responsável comercial do evento, realça ainda as grandes novidades desta nona edição que passam pela duplicação da área de exposição (dado o volume de participantes das últimas edições), pela criação de um grupo de trabalho constituído por figuras ligadas à gestão de recursos humanos que possibilitou uma maior ligação da organização aos profissionais. Paralelamente a estas mudanças, merece destaque ainda a organização de um workshop prático e interactivo de introdução ao Método Schutz, um modelo teórico simples de compreensão do comportamento humano e das suas motivações, organizado pela unidade de formação da IFE, em colaboração com a Human Element Portugal.

Reforçado saiu também o programa das conferências que se orienta em torno de algumas linhas estratégicas indispensáveis à gestão dos recursos humanos, numa economia cada vez mais centrada no retorno dos investimentos. Os speakers são pois convidados a analisar paradigmas como: inovar para competir, liderar para gerir equipas de sucesso, formar para obter resultados e definir uma política de remunerações para ser competitivo.

Durante os dois dias do evento será possível assistir a painéis como: “Mudança na Liderança – Gerir Equipas de Sucesso”, “Team Building para fomentar o espírito de equipa”, “A motivação das equipas em tempos de crise”, “Formar para obter resultados”, “Formar para Contratar – o factor de sucesso do Trabalho Temporário”, “Implementar uma cultura de aprendizagem”, “Métodos e Ferramentas para Optimizar a Gestão de RH”, “A Gestão de Pessoas no Século XXI”, “Retenção de Talentos: uma prioridade para a competitividade das empresas”, “Como atrair e reter os melhores talentos para a sua empresa”, “E-recruitment”, “Política de Remunerações: Como ser competitivo”, “Responsabilidade Social na Cultura Empresarial”, “desenvolver e Gerir Competências”, “Saúde Ocupacional/ Medicina no Trabalho”, “A Globalização dos Recursos Humanos”, entre outros temas.

Adecco, Arquiconsult, Atec, Autovision, Capgemini, Cezanne, Elevus, ISLA, Mercer, Human et Work, Wall Street Institute, Softinsa, sales Hunters e Pro Skills, são algumas das empresas presentes do Expo RH. O Salão encerra com chave d'ouro com o apoio da Izi Palestras e a intervenção especial de dois Keynote Speakers, Helena Marujo, investigadora e pioneira em Portugal na introdução de metodologias como o desenvolvimento do sentido de humor e educação para o optimismo, e Luís Miguel Neto, especialista em Psicologia positiva nas organizações.

Um programa ambicioso (disponível em www.ife.pt ) que pretende, segundo a organização, fazer deste evento ponto de paragem obrigatória para todos os especialistas e profissionais do sector. Para a organização, a meta é “alcançar novamente o nível de excelência que tem pautado o Expo RH desde sempre e que leva mais de 85% dos visitantes a repetirem anualmente a sua presença e que fazem deste um espaço de partilha e aprendizagem para todos os que se ocupam da gestão de recursos humanos”.  

Um sucesso consolidado  

Somando já nove edições desde o seu arranque, o EXPO RH tem vindo atrair cada vez mais os especialistas de recrutamento e selecção e as empresas, tendo conseguido consolidar a sua presença no mercado através de um crescimento constante não só da área de exposição, mas também do número de empresas presentes e de visitantes.

Segundo Raquel Rebelo, gestora da unidade de congressos da International Faculty for Executives (IFE), “após o estrondoso sucesso alcançado pelo Salão em 2009, com a presença de mais de 2000 profissionais e, independentemente do cenário de crise que atravessamos, definimos como metas para 2010: duplicar a área de exposição, diversificar a oferta de soluções e serviços disponíveis, reforçando o número de expositores e optimizar a circulação dos visitantes no EXPO RH”.

A porta-voz do evento esclarece ainda que nesta edição, o IFE apostou na aproximação da organização aos profissionais e criou ainda um Advisory Board constituído por figuras ligadas aos diferentes quadrantes da gestão de recursos humanos que, foram um precioso apoio na estruturação da nova edição do evento.



OUTRAS NOTÍCIAS
O futuro é teu!

O futuro é teu!


Global, competitivo, em constante mutação e longe de assegurar lugares vitalícios, assim é o mercado de trabalho actual. Uma radiografia que exige por parte dos jovens um c...

Futebol na universidade

Futebol na universidade


A Universidade Autónoma de Lisboa (UAL) já abriu as inscrições para a 3ª edição do MBA TOP Executive em Gestão & Liderança no Futebol, ...

Inovo, logo evoluo

Inovo, logo evoluo


Acreditam que as pessoas estão na base do sucesso e fazem disso o seu motor de desenvolvimento. É assim em empresas como a Sonae Sierra que não só acredita, como apoia, est...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS