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"Estamos a recrutar e queremos os melhores"

Na IKEA Portugal trabalham 1400 colaboradores. O número está em crescimento e a Diretora de Recursos Humanos da Empresa, Catarina Tendeiro, explica o que é preciso para se juntar a esta equipa.
22.09.2011 | Por Cátia Mateus


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A equipa nacional da gigante de mobiliário IKEA soma já 1400 colaboradores, mas não fecha as portas a novas contratações. Catarina Tendeiro, a Diretora de Recursos Humanos da empresa para o mercado português, explica que a IKEA está atualmente a contratar para as áreas de design de Interiores e Decoração. “Estamos a recrutar. Precisamos de mais pessoas e queremos os melhores”, adianta.

Mas entrar na empresa não é um processo linear. Com uma carreira já longa na área da gestão de recursos humanos, Catarina Tendeiro sabe bem o que procura no momento de constituir a sua equipa. A qualificação e o talento são importantes, mas a jovem especialista confessa que na empresa que ajuda a liderar “o grande denominador comum entre todos os colaboradores são os valores da empresa”. Por isso, esclarece, este é o seu primeiro crivo: “na IKEA recrutamos primeiro por valores. Valores como a humildade, a simplicidade, o gosto pelo trabalho em equipa, a orientação ao cliente e claro, uma grande paixão pela decoração”.

Em termos globais, a IKEA excede já os 2500 colaboradores, se na contabilização forem incluídas as fábricas Swedwood. Segundo Catarina Tendeiro, “a média de idades é de 32 anos”, ainda que empresa tenha colaboradores dos 18 aos 60 anos de idade. Uma diversidade que, de resto, garantiu à IKEA Portugal a distinção, em 2009, da Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego com o Prémio Igualdade é Qualidade. Uma distinção que muito honra a líder dos recursos humanos da empresa que o encara como “a materialização daquilo que a IKEA tem vindo a defender em termos de recursos humanos em Portugal”.

Na verdade, esta igualdade e motivação são dos pilares do trabalho de Catarina Tendeiro. A Diretora de Recursos Humanos que já passou por grupos como a Autoeuropa, assume como grande desafio profissional conseguir criar um melhor dia-a-dia para todos, a começar nos colaboradores da IKEA, “para que eles possam desenvolver-se tanto pessoal como profissionalmente e, contribuir desta forma para que todos os nossos clientes ganhem”, argumenta. Uma tarefa que reconhece não ser facilitada pela atual conjuntura económica do país, mas minimiza a adversidade referindo que “o desafio é só maior”.

E de desafios percebe Catarina Tendeiro. A especialista não tem dúvidas que dê as voltas que o mundo der, daqui a 10 anos quer estar seguramente a trabalhar com pessoas, “de preferência a tentar contribuir para o seu desenvolvimento pessoal e profissional”. É isso que a move e tem vindo a fazer à frente da equipa IKEA.
Até ao final do ano, o grupo quer recrutar para a área de Design e Decoração de Interiores, mas vai também abrir vagas para Gestores de Produto para áreas muito específicas e Gestão de Vendas. “A maioria da equipa vai manter-se já que os reforços de Verão e Natal foram efetuados durante os meses de junho e julho”, explica a Diretora de RH. Ainda assim, a empresa mantém contratações regulares para as áreas de vendas, customer relations, restauração, logística, decoração, visual merchandising, entre outras.

Sempre que o universo IKEA abre uma vaga, começa por gerar oportunidades internamente. “Caso nenhum candidato satisfaça os requisitos avanaçamos então para o mercado colocando anúncios de emprego em jornais e sites da especialidade e também já divulgamos ofertas em redes sociais profissionais como o Linkedin”, explica Catarina Tendeiro. Para funções mais específicas, a empresa procura experiência concreta na área de trabalho ou uma formação particular nesse segmento. A IKEA não coloca também de lado o recrutamento em escolas de referência, sobretudo em matéria de estágios curriculares e profissionais. “Temos protocolos a nível local, como é o caso da loja de Matosinhos que tem um protocolo com o IPAM”, explica.

Empreendedorismo, muita humildade e vontade de aprender, simplicidade, orientação para o cliente final e capacidade de trabalhar em conjunto são fatores chave para conseguir um lugar nesta empresa. E se o quer, não cometa o erro de não se preparar para a entrevista ou de assumir a postura que o mundo é seu.

Catarina Tendeiro
37 anos
Diretora de Recursos Humanos da IKEA Portugal

Formação:
É licenciada em Sociologia e possui certificação em Coach pelo ICF.

Percurso:
Iniciou a sua carreira profissional no call center do Banco Fonsecas & Burnay, atual BPI, e foi progredindo dentro da empresa chegando à função de Human Resources Specialist. Mas não se ficou por aqui. Foi também Human Resources Department Head na Teknoland Portugal, antes de se tornar Diretora de Recursos Humanos da Frans Maas Logística Palmela (Volkswagen - AutoEuropa). Um cargo que lhe permitiu experienciar uma vertente internacional na sua carreira. A entrada no universo IKEA dá-se com a abertura em Portugal da primeira loja da marca, em Alfragide, onde ocupou o cargo de Department Head - Human Resources. É atualmente RH Country Manager da IKEA Portugal.

Hóbis:
Dedica os seus tempos livres à leitura, ao cinema e aos amigos. Em matéria desportiva, é praticante de Yoga e não resiste a uns passeios de bicicleta.

Inspiração:
Peter Drucker, uma referência na área de Business & Management, e Daniel Goleman, pela sua abordagem sobre Inteligência Emocional.

Lema de vida:
“Feedback is a gift, just say thanks”.

Distinções:
A IKEA foi distinguida com o prémio da CITE - Igualdade é Qualidade, do qual se sente orgulhosa por ser a materialização daquilo que a IKEA tem vindo a realizar em matéria de recursos humanos em Portugal, em concreto na área do Retalho.


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