Quando se candidata para uma posição de início de carreira não é expectável que tenha um vasto currículo. Pode até nem ter nenhuma experiência anterior. Assuma-o e ao invés de se focar na experiência, destaque a sua disponibilidade para aprender.
2 Identifique as suas competências
Organize uma lista com as competências habitualmente referidas nas ofertas de emprego para a função a que se quer candidatar e organize a sua abordagem aos recrutadores baseando-se nelas.
3 As razões
Há sempre uma razão para que se candidate a uma determinada função em detrimento de outra. Procure sintetizar essas razões e perceber que tipo de experiências, formais e informais tem que possam fazer daquele o emprego ideal.
4 Foco nas competências comportamentais
Competências comportamentais como a disponibilidade, cooperação, espírito de equipa, são hoje tão ou mais importantes do que as qualificações técnicas. Valorize-as no processo de candidatura.
5 Autoconfiança e humildade
Conhecer o seu valor é fundamental mas, sobretudo em início de carreira, a autoconfiança não pode colocar em causa a humildade. Mostre que é a pessoa certa para a função, mas que também está disponível para aprender e crescer profissionalmente.
6 Crie uma rede de contactos
Uma sólida rede de contactos é importante para qualquer profissional, em qualquer fase da sua carreira. Comece a criar a sua desde cedo.