Notícias

'Baby SPA' vence escolas empreendedoras

A Escola Secundária de Carcavelos sagrou-se vencedora da 2ª edição do concurso Escolas Empreendedoras, promovido pela Agência DNA Cascais, com um projecto de uma equipa de alunos que tem por meta assegurar o bem estar dos bebés
22.05.2008


  PARTILHAR



Cátia Mateus

O desafio era implantar no concelho de Cascais um verdadeiro ‘ecossistema' empreendedor e a verdade é que a criação da Agência DNA Cascais começa já a dar frutos, nesta matéria, logo a partir das instituições de ensino. Anualmente os alunos das várias escolas secundárias deste concelho da Área Metropolitana de Lisboa, disputam entre si o título de Empreendedor no concurso Escolas Empreendedoras de Cascais. Um exercício que não mais é do que aplicar do terreno os ensinamentos adquiridos nas aulas de empreendedorismo. A segunda edição deste concurso premiou uma equipa de alunos da Escola Secundária de Carcavelos.

Chama-se Baby SPA e visa assegurar o bem-estar dos bebés e agentes maternantes. A ideia é recriar o conceito de SPA tradicional, desta feita aplicando-o às crianças de tenra idade. Para já não passa de um projecto académico, com potencial (já que cumpre os requisitos de exequibilidade e rentabilidade) mas no futuro é bem possível que o Baby SPA transponha o papel e nasça num qualquer espaço físico de Cascais que Carlos Carreiras, presidente da DNA Cascais e vice-presidente da autarquia local, quer transformar no concelho mais empreendedor do país.

A meta é ambiciosa, mas nem por isso impossível, sobretudo se for analisada a adesão das instituições de ensino e alunos do concelho ao projecto Escolas Empreendedoras, que representa apenas uma pequena parcela da actividade da Agência DNA Cascais. Na segunda edição deste prémio competiram 103 equipas, formadas por 270 jovens provenientes da Escola Secundária Ibn Mucana, Escola Secundária Fernando Lopes Graça, Escola Secundária de Cascais, Escola Secundária de Carcavelos, Colégio Marista de Carcavelos e ainda Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESTHE). Os vários projectos apresentados competiram nas áreas de Comércio e Serviços, Turismo e Ambiente.

Criado para fomentar o empreendedorismo e a criatividade entre os jovens do concelho com menos de 18 anos, este concurso distingue projectos capazes de lançar novos produtos, serviços, processos produtivos, mercados ou características inéditas em produtos ou serviços. Na selecção dos vencedores, o júri colocou particular enfoque na análise da originalidade, exequibilidade e impacto da proposta no sector a que se destina.

Carlos Carreiras, enfatiza a ideia de que “o espírito empreendedor dos participantes neste concurso demonstra que Cascais tem uma juventude criativa que quer assumir o futuro nas suas mãos”. Um mérito que, realça, não vai apenas para os alunos mas “também para os professores que, com o seu espírito empreendedor, os acompanharam neste percurso”.

Os alunos vencedores vão agora rumar a Londres onde frequentarão um «workshop» sobre empreendedorismo e visitarão a City University, bem como várias incubadoras de empresas para jovens, num clima de aprendizagem constante.

De salientar que desde a sua criação há cerca de ano e meio a Agência DNA Cascais já apoiou a criação de cerca de 40 empresas, prosseguindo a sua meta de atrair a capacidade empreendedora para o concelho e fazer de Cascais um catalizador da iniciativa empresarial entre os jovens.





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS