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Aprender a ensinar em ‘e-learning’

27.06.2003


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Ruben Eiras

A UNIVERSIDADE Católica vai lançar um mestrado e uma pós-graduação em informática educacional, que terão início no próximo mês de Setembro.

O projecto será levado a cabo pelo Instituto de Educação em parceria com o Instituto de Educação e Formação a Distância (IEDU) daquela instituição de ensino superior.

O objectivo desta nova oferta formativa é preencher a lacuna do mercado referente à formação de profissionais educativos na área do "e-learning". "Não existe uma oferta suficiente de formação contínua dirigida a formadores, a professores e a gestores relacionados com os processos formativos, que combine a informática e a pedagogia", argumenta José Lagarto, um dos coordenadores deste curso.

De acordo com o responsável, a ausência desta "ponte" de conhecimento entre as áreas informática e pedagógica tem inquinado as relações entre "os que ensinam e os que aprendem", porque uma grande parte dos formadores não sabem tirar partido das potencialidades educativas das tecnologias de informação (TI).

Tecnologia educativa


Neste plano, os cursos dirigem-se a formadores ligados à informática educativa, a docentes de todos os níveis (em especial, aos dos ensinos básico e secundário, devido à introdução de uma nova disciplina de TI) e licenciados em qualquer área do que pretendam aprofundar os seus conhecimentos nesta matéria.

Os cursos foram concebidos para que possam ser realizados em regime extra laboral. Os candidatos devem possuir conhecimentos de nível médio de ferramentas informáticas de processamento de texto, folha de cálculo e de apresentações Powerpoint, além de utilização razoável de várias tecnologias da internet.

Para quem não possuir tais competências, estas poderão ser adquiridas através de módulos autónomos, mas que não estão integrados no currículo base da pós-graduação e do mestrado. São disponibilizados em regime complementar e garantem o acesso aos módulos avançados previstos no currículo do curso.

No caso dos candidatos que já possuam competências que ultrapassem as previstas nos currículos de cada uma das disciplinas, existe a possibilidade de pedido de equivalência. A formação é disponibilizada exclusivamente em regime de ensino a distância, embora também seja possível a realização de sessões presenciais de tutoria, enquadradas no modelo de ensino preconizado.

Antes do início do curso, terá lugar uma sessão presencial de um dia (6 horas), onde, além da apresentação do curso e de docentes, da clarificação de objectivos e metodologias que irão ser utilizadas, os formandos tomarão contacto com um sistema de gestão de aprendizagem (LMS). Uma parte significativa do dia será reservada ao treino das diferentes funcionalidades do "software".





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