Notícias

"A formação é essencial"

26.12.2003


  PARTILHAR





Fernanda Pedro

NEM sempre os caminhos que se trilham em busca de um objectivo são lineares. Foi o que aconteceu a Anabela Oliveira, que partiu para Londres aos 15 anos em busca de novos conhecimentos na língua inglesa, mas aí conheceu ocasionalmente a arte da decoração de interiores e a paixão por esta actividade mudaria o percurso da sua vida.


Mesmo continuando a sua caminhada pela consolidação do inglês, Anabela Oliveira nunca esqueceu a decoração de interiores e o que aprendera em Inglaterra. Mais tarde, já em Portugal, com uma licenciatura em Filosofia e com o cargo de directora de Recursos Humanos numa empresa, decidiu mudar o rumo profissional e abraçar de corpo e alma a decoração de interiores.

Voltou a Londres em 1991 para realizar o curso de Arquitectura de Interiores e regressou ao nosso país para abrir em 1994 um ateliê de formação profissional em decoração de interiores, o primeiro e único em Portugal.

"Foi uma aventura abrir uma escola de formação nesta área. Ainda hoje as pessoas não pensam muito na decoração com a vertente de formação. Há muitos autodidactas mas aos poucos essa situação tende a mudar", refere a profissional.

Por esse motivo, Anabela Oliveira recorda os momentos difíceis aquando da implementação do seu ateliê. Mesmo contando com alguma resistência inicial da família, foi graças à sua persistência e determinação que conseguiu implantar-se no mercado com sucesso.

"Felizmente tenho sempre os cursos cheios", refere a decoradora e não é por acaso que o seu centro de formação é considerado por uma instituição inglesa como um dos cinco melhores do mundo.

Foi também o seu currículo, que inclui uma formação nos cursos de Interior Design da KLC School of Design de Londres, The Ivy House Interior de Design e Feng Shui de Network que contribuiu para que o atelier atingisse este sucesso. Na realidade, é o único acreditado pelo Instituto para a Inovação na Formação- INOFOR, e esta profissional está capacitada para dar formação em mais de 100 áreas diferentes, desde artes florais, "designs" e às ligadas à formação académica do curso de Filosofia, sendo a mais consagrada especialista da decoração em torno do tema Feng Shui.

Na verdade, Anabela Oliveira, aos 37 anos de idade, em nada se arrepende da decisão que tomou ao trocar a Filosofia pela decoração, porque é nesta profissão que pode dar asas à sua criatividade.

Mas, para esta especialista, não é só este facto que tem contribuído para a sua realização pessoal. "A formação é para mim o factor mais positivo da minha carreira. Olhar para os meus formandos e vê-los triunfar no mercado laboral é verificar que o meu trabalho é reconhecido", explica.

De facto, para esta profissional, a decoração não é apenas uma forma de se evidenciar na sociedade, "não me interessa a projecção pessoal, mas sim fazer com que as pessoas fiquem satisfeitas com o meu trabalho".

Para Anabela Oliveira, a casa é o reflexo daquilo que somos, "o lar é o nosso espaço e devemos ter muito carinho e respeito por ele. Quando realizo um projecto, é em consonância com os desejos da pessoa que o habita e não com os meus. Um profissional de interiores não impõe os seus gostos a ninguém".

Apesar da ideia generalizada, que contratar um decorador de interiores é muito caro, Anabela Oliveira, refere que não corresponde à verdade, "tal como em todas as profissões, existem aqueles que realmente pedem somas avultadas mas outros em contrapartida, praticam preços acessíveis a todas as bolsas".

E se até há algum tempo o decorador de interiores era alguém com bom gosto, Anabela Oliveira garante que "hoje o mercado exige que este trabalho seja desenvolvido por um profissional com formação".

Decorar com sabedoria

UM PROFISSIONAL de decoração de interiores pode decorar clínicas médicas, escritórios, lojas, restaurantes, stands
de feiras, hotéis, empreendimentos imobiliários, bem como casas de habitação.

Mas o seu trabalho passa também pelo acompanhamento do projecto, desde a execução da planta até à decoração do ambiente. No ateliê de Anabela Oliveira, encontra seis cursos profissionais com conteúdos práticos
e teóricos:

Certificate Course
Aprenda a ser profissional de decoração de interiores - Módulo 1

- Diploma Course
Módulo 2 que inclui formação complementar em:

1 - Cortinados e acessórios
2 - Pinturas decorativas
3 - Desenhar por computador
4 - Feng Shui







DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS