Notícias

“Os jovens desistem, por vezes, com facilidade”

“Os jovens desistem, por vezes, com facilidade”

Elsa Carvalho abraçou a missão da REN há dois anos. Desde então lidera a direção de recursos humanos da empresa. Um desafio que surgiu numa fase de clara expansão da organização para outros mercados.
12.04.2012 | Por Cátia Mateus


  PARTILHAR



Na REN trabalham atualmente cerca de 750 profissionais, com elevado expertise técnico e qualificações superiores, essencialmente na área das engenharias. Elsa Carvalho, a diretora de recursos humanos da empresa, assume como grande objetivo profissional “reforçar a posição da REN como empresa de excelência” e garante que no momento de recrutar valoriza a qualificação técnica, mas não abre mão da integridade dos candidatos. “Só integro quem é verdadeiro”, enfatiza.

Começou a trabalhar aos 23 anos e durante dez fez carreira na área da formação. Motivar e treinar quadros rumo ao alcançar de objetivos concretos não são por isso, novidades para Elsa Carvalho. A diretora de recursos humanos da REN é adepta de um desenvolvimento profissional centrado em desafios constantes e na procura de contextos de carreira onde a aprendizagem seja uma constante. É isso que tenta incutir na equipa de profissionais que ajuda a liderar.

“É minha ambição ser um verdadeiro parceiro de negócio na atividade profissional que desenvolvo, independentemente da atividade e do contexto”, explica a líder de RH da REN. Uma visão que acredita ser extensível a qualquer profissional na conjuntura atual. Cada vez mais são raros os casos de profissionais que consolidam toda uma carreira ao serviço da mesma empresa. A própria diretora de RH é disso um exemplo. Ao longo do seu percurso somou vários desafios, em áreas distintas, e não tem dúvidas de que o essencial para triunfar é “colocar paixão em tudo o que se faz”. Elsa Carvalho explica que “é essa paixão que faz um profissional continuar a desafiar-se”. Adepta confessa da mudança, a gestora reconhece que as dificuldades inerentes aos processos de transição, dão cor aos desafios que qualquer profissional enfrenta, ao mesmo tempo que fortalecem as suas competências.

Na empresa, trabalham 750 profissionais e este ano a REN deverá abrir as suas portas a mais alguns quadros qualificados. A diretora de recursos humanos não estima números para as contratações, mas adianta que “há um plano para 2012 que prevê incorporar na REN algumas competências que são críticas para nós e que nos permitem crescer e consolidar a nossa estrutura”. E as áreas a recrutar são variadas, ainda que o enfoque prioritário, pela natureza da empresa, sejam os engenheiros e gestores.

“Temos uma política de recrutamento que visa um adequado mix entre recrutamento interno e externo, reforçando competências com carência interna e experiências relevantes para a REN”, explica a diretora de RH. Nos últimos anos, a empresa tem promovido e aumentado significativamente a mobilidade interna dando oportunidade a quem está dentro da empresa de diversificar a sua experiência e crescer profissionalmente. Paralelamente, a empresa dá também particular importância ao seu programa de trainees que, através de estágios rotativos permite aos recém-licenciados conhecer a totalidade da REN e à empresa, ter um bom processo de seleção para jovens licenciados e mestres. Neste sentido, a REN tem parcerias com as principais universidades nacionais de engenharia e gestão, que alimentam com os seus alunos este programa de trainees.

Persistência, determinação, ter open mind e colocar paixão naquilo que se faz são para Elsa Carvalho requisitos fundamentais para encontrar um lugar na REN. Depois, diz a diretora de RH, é importante não desistir perante as adversidades. “Os jovens desistem por vezes com alguma facilidade”, lamenta acrescentando que “continuam a existir oportunidades e investir nos projetos e desafios que vão surgindo é um bom começo”.

Elsa Carvalho
40 anos
Diretora de Recursos Humanos da REN

Formação:
É licenciada em Psicologia Social pela Universidade Clássica de Lisboa, pós-graduada em Gestão pelo INDEG-ISCTE e em Direito do Trabalho pela Universidade Católica Portuguesa. Possui ainda formação complementar pela Universidade de Harvard e diversos cursos nas áreas da Gestão, Gestão da Mudança e Gestão de Recursos Humanos.

Percurso:
Ainda durante a faculdade desenvolveu uma série de atividades profissionais, como explicadora, monitora e docente. Após a conclusão do curso tirou o CAP de formadora e iniciou uma atividade profissional na área, em diversas instituições. No seu currículo integra empresas como a SHL, Grupo EGOR e Mercer. Foi no Grupo Português de Saúde que teve o seu primeiro desafio como diretora de recursos humanos. Assumiu mais tarde o mesmo cargo no Grupo SAG. Abraçou a equipa da REN há dois anos, numa fase de clara expansão da empresa para outros mercados.

Desafio atual:
“Reforçar a posição da REN como uma empresa de excelência”, enfatiza.

Princípio de gestão quotidiana:
Integridade. “Só integro na minha equipa quem é verdadeiro”, explica Elsa Carvalho.

Família:
Casada e mãe de dois filhos.

Hóbis:
Adora ler um bom livro, ver um bom filme e assistir a uma boa peça de teatro, mas os seus tempos livres são também dedicados à escrita e às viagens. Gosta também de juntar a família em atividades ao ar livre, como andar de bicicleta e fazer caminhadas. Confessa a frustração de não ter todo o tempo que gostaria para dedicar ao que lhe dá prazer.



OUTRAS NOTÍCIAS
Um negócio que aposta na renovação de cafés

Um negócio que aposta na renovação de cafés


Sediada em Paredes, no Grande Porto, a Grão Torrado aposta numa transformação global dos estabelecimentos ligados à área da restauração, dando-lhes uma...

O poder da proatividade e da iniciativa

O poder da proatividade e da iniciativa


A AIESEC será na próxima semana anfitriã de um evento que já percorreu o mundo e vem agora a Portugal ‘desinquietar' o espírito empreendedor dos jovens. A associa&cc...

Fórum RH regressa para debater gestão de talentos

Fórum RH regressa para debater gestão de talentos


É já a 18ª edição do Fórum Recursos Humanos. O evento, promovido anualmente pela Recursos Humanos Magazine, vai reunir durante dos dois dias os principais especialistas de recrutamento no panorama nac...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS