Anterior     |     Seguinte  

Bolsa de Investigação No Âmbito do Projeto X-Tendo – Extending The Energy (M/F)

ADENE – Agência para a Energia

26.06.2020 | | Referência: 2007866


  PARTILHAR






Descrição da Empresa

A?ADENE – Agência para a Energia – é a Agência Nacional de Energia. É uma associação de direito privado, sem fins lucrativos de utilidade pública, que tem como missão o desenvolvimento de atividades de interesse público na área da energia, do uso eficiente da água e da eficiência energética na mobilidade.
Anúncio para atribuição de uma Bolsa de Investigação no âmbito do projeto X-TENDO – eXTENDing the Energy Performance Assessment and Certification Schemes via a Modular Approach

A ADENE faz parte do Sistema Científico e Tecnológico Português, e tem como missão de desenvolver e executar atividades no âmbito de políticas públicas, que visam promover o uso eficiente da energia e da água, por todos e todos os dias, contribuindo para uma sociedade mais sustentável. A visão da ADENE é tornar-se o centro de excelência para a transição energética, mobilizador de cidadãos e instituições, rumo a uma economia mais competitiva, sustentável e de baixo carbono.

No âmbito da ADENE Innovation, o seu grupo de inovação, a ADENE, tem em aberto um concurso para atribuição de uma bolsa de investigação de frequência de Mestrado ou Mestrado Integrado no âmbito do seu projeto X-TENDO – eXTENDing the Energy Performance Assessment and Certification Schemes via a Modular Approach (https://www.adene.pt/adene-inicia-novos-projetos-com-financiamento-europeu/). Este projeto é financiado pelo programa H2020, o instrumento financeiro da União Europeia vocacionado para o incremento da competitividade, sustentabilidade e inovação da sua indústria e serviços, e da sociedade em geral.

Áreas científicas: Engenharia Mecânica; Engenharia da Energia e Ambiente; ou outras áreas similares de Engenharia.


Descrição da Função

Domínio de atividade: As atividades a desenvolver estarão inseridas no âmbito do Work Package (WP) 2 – Framework for next-generation of EPCs - Energy Performance Certificates e WP 4 – Innovative handling and use of EPC data, do projeto X-TENDO. O objetivo destes Work Packages incide no desenvolvimento de novas metodologias e funcionalidades a serem consideradas para a próxima geração dos Certificados de Desempenho Energético dos Edifícios.

A ADENE lidera o desenvolvimento de duas funcionalidades, opções de financiamento e one-stop-shops, em que se desenvolverão as suas respetivas metodologias e integração na toolbox do projeto.

As tarefas a desenvolver pelo Bolseiro contribuem diretamente para as seguintes - Levantamento do estado-da-arte, relativamente a esquemas, dados, mecanismos de financiamento e one-stop-shop atualmente existentes ou em desenvolvimento e ainda, a protocolos relacionados com medidas de eficiência energética e renovações dos edifícios;
- Apoio ao desenvolvimento de conceito e metodologia para as funcionalidades “financiamento” e “one-stop-shop", com base em métricas de avaliação específicas, a serem integradas nos Esquemas de Certifica-ção Energética dos Edifícios, tendo em consideração o perfil e as necessidades dos utilizadores finais;
- Planeamento de estrutura de recomendações das funcionalidades “financiamento” e “one-stop-shop" pa-ra integração na toolbox do projeto;
- Contribuição para elaboração dos respetivos deliverables contratuais, com base nas tarefas atrás descritas.

O candidato irá integrar a equipa da ADENE associada a este projeto, prestando a sua colaboração em todas as atividades previstas acima, e descritas no plano de trabalho.


Perfil do Candidato

A bolsa destina-se a um (a) candidato (a) que esteja a frequentar o mestrado ou mestrado integrado, dando-se preferências aos candidatos (as) que, para além das atividades de investigação, demonstrem conhecimentos e experiência comprovada nas áreas científicas em causa.


Oferta

: A bolsa terá a duração máxima até 30 de novembro de 2020, com início previsto em julho de 2020. A atribuição das bolsas não gera nem titula uma relação de natureza jurídico-laboral, é exercida em regime de dedicação exclusiva e é atribuído ao Bolseiro o Estatuto de Bolseiro, conforme o disposto no Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., ambos na sua redação atual, que se encontram em vigor na ADENE.
Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante mensal ilíquido da bolsa de frequência de Mestrado ou Mestrado Integrado é de 1180,00 €, sujeito a IRS. Adicionalmente, inclui-se o pagamento do seguro social voluntário obrigatório e de seguro de acidentes de trabalho.
Durante o período da bolsa, a ADENE poderá disponibilizar um laptop para uso profissional e o reembolso de despesas com reuniões nacionais e/ou internacionais, sempre que necessárias e relevantes para o projeto, sujeitas naturalmente às condicionantes relacionadas com a situação excecional COVID-19, relativamente a missões internacionais.


Contacto

Local de trabalho e orientação: O trabalho será desenvolvido nas instalações da ADENE, na Av. 5 de Outubro, 208, 1050-065 Lisboa, sob a orientação científica da Doutora Cláudia Sousa Monteiro, ou em situação de teletrabalho, sempre que as condicionantes relacionadas com a situação excecional COVID-19, assim o exigirem.

Métodos de seleção: O processo de seleção será desenvolvido com base na avaliação curricular e em duas entrevistas presenciais ou via vídeo conferência. Neste processo são valorizados os seguintes requisitos obrigatórios, comprovados:
- Estudante com frequência de Mestrado ou Mestrado Integrado nos Domínios previamente identificados;
- Domínio proficiente em inglês.

São ainda valorizados os seguintes requisitos preferenciais:
- Frequência do programa Erasmus ou experiência internacional relevante;
- Conhecimento comprovado do Sistema de Certificação Energética dos Edifícios;
- Conhecimentos comprovados de economia e finanças.

Composição do júri de seleção: A seleção dos candidatos será efetuada por um júri presidido pelo Prof. Doutor Miguel Sales Dias, pela Doutora Ana Poças e pela Doutora Cláudia Sousa Monteiro, em função do mérito curricular comprova-do pelo candidato/a e de duas entrevistas presenciais (uma com a Unidade de recursos humanos da ADENE e outra com os elementos do júri aqui mencionados).


Prazo de candidatura: O concurso encontra-se aberto no período de 26 de junho até 10 de julho de 2020.

A publicitação da bolsa em questão será feita de forma on-line através do sítio do Eracareers ( http:/www.eracareers.pt) assim como no site de recrutamento da ADENE (http://recrutamento.adene.pt/), no site do Expresso Emprego (http://expressoemprego.pt), e divulgado nas redes sociais da ADENE. Os resultados finais do processo serão partilhados com os candidatos através de e-mail, no prazo máximo de 60 dias.


Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto, e respetivas alterações (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica www.fct.pt/apoios/bolsas/estatutobolseiro.phtml.pt), Regulamento de Bolsas de Inves-tigação da Fundação para a Ciência e Tecnologia, I.P. em vigor (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml.pt) e Regulamento N. º 950/2019, de 16 de dezembro.


Forma de apresentação das candidaturas: A candidatura deverá ser enviada através da resposta ao anúncio publicitado no site da ADENE (https://www.adene.pt/oportunidades-de-recrutamento/), acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae pormenorizado, Carta de Motivação e cópia do Certificado de Habilitações e outros documentos com-provativos considerados relevantes.





EMPREGOS SEMELHANTES





ÚLTIMOS EMPREGOS