Carreiras

QUATRO BENEFÍCIOS DE DELEGAR RESPONSABILIDADES



22.07.2022



  PARTILHAR




Saber como e quando atribuir tarefas às pessoas certas é uma competência valiosa para os gestores. É verdade que nem todas as tarefas podem ser  delegadas, mas naquelas em que isso é possível o resultado é um ganho para empresas e trabalhadores, sinaliza a consultora Adecco. Delegar responsabilidades não só aumenta a produtividade como potencia a motivação das equipas, o desenvolvimento de novas competências entre os trabalhadores e a sua progressão profissional. Mas para que isto aconteça é preciso definir objetivos claro e monitorização constante.

1 - AUMENTO DA PRODUTIVIDADE
Delegar responsabilidades torna as equipas mais produtivas. As tarefas concluem-se rapidamente, uma vez que são distribuídas por várias pessoas, em vez de ser uma só a executá-las.

2- CONTINUIDADE ASSEGURADA
Outra das vantagens de delegar responsabilidades é a garantia de que se o gestor estiver ocupado, com outras tarefas ou ausente do local de trabalho, há sempre elementos da equipa capazes de completar algumas tarefas (ou mesmo todas), garantindo produtividade e eficiência de forma contínua.

3- DESENVOLVER COMPETÊNCIAS
“Quando se delegam tarefas aos membros da equipa, os trabalhadores têm oportunidade de melhorar as suas competências e demonstrar as suas capacidades interpessoais ou de liderança”, sintetiza a Adecco. A motivação também sai beneficiada. Os profissionais tendem a dar o seu melhor quando lhes são confiadas novas responsabilidades.

4- OPORTUNIDADES DE CRESCIMENTO
Delegar responsabilidades pelos vários profissionais da equipa é também uma forma de lhes proporcionar a oportunidade de desenvolver as  competências necessárias para possíveis promoções dentro da organização.






DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS


Arquitetos

SARAIVA+ASSOCIADOS

Coordenadores de Segurança em Obra (CSO)

TUU – Building Design Management

DELEGADO COMERCIAL

Innovair24

ÚLTIMAS FORMAÇÕES


MMOG/LE V 5

RH OPCO Academia