Carreiras

Cinco assuntos que não deve discutir no trabalho

É normal criar relações de amizade em contexto de trabalho, sobretudo quando a permanência na empresa é longa.



29.04.2022



  PARTILHAR




É normal criar relações de amizade em contexto de trabalho, sobretudo quando a permanência na empresa é longa. Mas dizem os especialistas em gestão de carreira da plataforma Balance Careers que, mesmo que a relação profissional extravase para o plano pessoal, há temas que não devem ser discutidos entre colegas. A partilha de informações mais pessoais pode não só deixar os seus colegas desconfortáveis como ser foco de tensão ou influenciar a visão que as chefias têm da sua capacidade profissional. Ser transparente nem sempre é bom e há temas a evitar.

1 - RELIGIÃO
Embora a religião se discuta em toda a parte, é um assunto que deve tratar com pinças no local de trabalho ou não tratar de todo. A fé é uma questão pessoal e há quem seja sensível ao tema.

2 - POLÍTICA
É dos temas que mais incendeiam os ânimos, por isso evite-o. Tendo em conta a diversidade de opiniões, a forma como a política impacta a vida de cada um e o tempo que passa com os seus colegas por dia, para manter um bom ambiente o ideal é deixar a cor política em casa.

3 - VIDA SEXUAL OU FAMILIAR
Ninguém tem nada a ver com a sua e, acredite, ninguém tem curiosidade em detalhes. Se há tema sobre o qual deve manter a mais absoluta reserva é este. Deixe os seus assuntos pessoais à porta da empresa pois quanto menos os seus colegas souberem melhor.

4 - PROBLEMAS DE SAÚDE
Divulgar demasiado os seus problemas de saúde pode passar de si uma imagem de fragilidade e ser penalizador em termos de progressão na carreira. Reserve para si os detalhes da sua saúde.

5 - AMBIÇÕES PROFISSIONAIS
Não há nada de errado em encarar o seu emprego atual como um degrau para algo melhor. Mas demonstrá-lo abertamente pode fazer com que as chefias o vejam como alguém pouco comprometido.






DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS