Carreiras

“É difícil motivar vendedores se não há carros para vender”

Não há muitas maneiras de dizer isto. Mas ser nomeado para o cargo de coordenador do mercado nacional para uma marca automóvel de prestígio e ter de motivar uma equipa de vendedores e concessionários  um contexto em que há falta de carros para vender não é, definitivamente, uma tarefa fácil.



20.05.2022



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Não há muitas maneiras de dizer isto. Mas ser nomeado para o cargo de coordenador do mercado nacional para uma marca automóvel de prestígio e ter de motivar uma equipa de vendedores e concessionários  um contexto em que há falta de carros para vender não é, definitivamente, uma tarefa fácil.

“Obviamente que estou muito orgulhoso pelas novas funções, mas reconheço que vai ser difícil mobilizar uma equipa de vendedores, cuja ação se baseia no volume e no produto, sendo que estamos perante uma situação de escassez e que não se sabe quando irá melhorar”, sublinha Francisco Nunes, gestor, 46 anos, pai de três filhos e “fanático por “É difícil motivar vendedores se não há carros para vender” Francisco Nunes Coordenador do mercado português da Jaguar e Land Rover automóveis, em especial por corridas de Fórmula 1”.

Desde o dia 1 de maio que assumiu as funções de responsável pelo mercado nacional das marcas Jaguar e Land Rover, onde já trabalha desde 2016. Esta nomeação surge num contexto de reorganização interna da marca, integrada na sua recente estratégia global batizada como Reimagine, e que, no essencial, pretende “reinventar o futuro e ser uma referência no impacto ambiental, social e comunitário para um negócio de excelência”, pode ler-se numa nota da empresa.

E a propósito da questão do impacto ambiental, Francisco Nunes enfatiza o facto de a Jaguar/Land Rover já contar com 85% das suas vendas centradas em modelos elétricos ou híbridos.

O gestor nota ainda que, na verdade, estar à frente da  equipa da marca em Portugal tem, desde logo, duas vantagens: “Muitos, para não dizer a maioria, dos nossos clientes também são empresários e compreendem perfeitamente o ambiente económico global em que vivemos, onde a escassez é uma evidência. Por outro lado, são clientes que não discutem o preço. Quando chegam aqui, já sabem o que  querem e também sabem com o que podem contar.” E, sublinha, “podemos estar a falar de carros da ordem dos 170 mil euros”.

Ou seja, é um mercado de nicho, onde é fundamental ter sempre colaboradores altamente motivados, e, na verdade, o negócio daquelas duas marcas britânicas está a correr tão bem em Portugal que “no dia 31 de março tínhamos já vendido praticamente 75% do volume de ‘produto’ que nos estava alocado”.

Já quanto à falta de carros para entrega, Francisco Nunes nota que a questão “é transversal a todas as marcas automóveis e o problema maior é que não se vislumbra o fim desta situação”.

 

FORMAÇÃO
Licenciatura em Gestão com especialização na área do controlo financeiro

OBJETIVOS
Fazer com que a marca continue a crescer em Portugal e a responder de forma mais rápida e eficaz aos clientes 

MISSÃO
Ajudar a empresa britânica a ampliar a sua expressão no mercado nacional com um claro objetivo: tornar-se um criador mais ágil de veículos e serviços de luxo para os clientes, enquanto define a mobilidade  do futuro ao avançar para o “destino zero” — um mundo de zero emissões

PERCURSO
Conta com 17 anos de experiência no mercado automóvel. Iniciou o seu percurso profissional na área dos serviços financeiros automóvel em 2005, assumindo o cargo de diretor de Financiamento de Rede durante cinco anos. No final da sua passagem por esta área, aceitou o desafio de liderar a equipa comercial, ocupando o cargo de diretor de Marketing & Sales. Em 2016 ingressou na Jaguar Land Rover Portugal como responsável regional de vendas de ambas as marcas

HOBBIES
Não perde uma corrida de Fórmula 1 e pratica desporto, sobretudo corrida, surf e golfe

LEITURAS
Com três filhos pequenos, diz que só tem tempo para leituras técnicas de âmbito profissional






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