Carreiras

COMO NEGOCIAR UM SALÁRIO JUSTO COM O SEU EMPREGADOR

A negociação salarial é um momento tão importante do processo de seleção como a entrevista de emprego.



13.05.2022



  PARTILHAR




A negociação salarial é um momento tão importante do processo de seleção como a entrevista de emprego. É importante que tenha consciência de que a proposta que lhe apresentarem tem de ser confortável para o empregador, mas também para si e é um erro aceitar sem negociar ajustes. Não só essa não é a melhor forma de ter o salário que merece, como o próprio empregador não espera que aceite sem negociar. Contudo, a negociação deve ser feita de forma correta para que não coloque em risco a oportunidade profissional que está em cima da mesa. Tome nota do que deve fazer. 

1 - PESQUISE OS SALÁRIOS DO MERCADO
O primeiro passo é pesquisar a média salarial praticada no país/ /região para funções similares, considerando o seu nível de experiência e a dimensão da empresa. 

2 - IDENTIFIQUE O CONTEXTO DA EMPRESA
É diferente negociar o salário numa empresa que está em expansão e noutra que enfrente um momento menos positivo de mercado. Tenha em conta os fatores de contexto da empresa e ajuste a sua negociação em função disso. 

3 - PONDERE OS SEUS OBJETIVOS
No momento de negociar deve analisar em que ponto está na sua carreira e o que que para si é prioritário. Um profissional em situação de desemprego tem menor margem de negociação do que alguém que procura uma transição de carreira. Por outro lado, mais do que o salário para si pode ser importante o desafio em si. 

4 - TENHA EM CONTA OS BENEFÍCIOS
Muitas vezes o salário contempla um pacote de benefícios associados que são tão ou mais importantes do que a remuneração propriamente dita. Considere o que a empresa lhe oferece. A negociação salarial pode passar por estes benefícios e não por ajustes do salário líquido. Não menos importante é saber quando parar na negociação para não perder a oportunidade.






DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS