Carreiras

-Como negociar a sua demissão



01.01.2000



  PARTILHAR




Como negociar a sua demissão


Vai sair da empresa mas não quer sair de lá de mãos a abanar? É normal uma pessoa querer negociar a sua saída da empresa. Por isso, conheça algumas dicas de como negociar a sua demissão.


Qualquer negociação é árdua e complexa e exige determinação, respeito e cooperação
Saiba como negociar a sua demissão e como tirar vantagem desta situação que faz parte de um processo de mudança no mercado de trabalho actual.

Passo a passo:


Negocie o seu afastamento da empresa com alguém que tenha grande influência nas decisões da empresa e que, de alguma maneira, tenha uma certa afinidade com você.


Converse com amigos que tenham passado por esta situação. Quem melhor para lhe dar conselhos do que aqueles que assistiram ou viveram de perto uma situação idêntica à sua.


Se possível, peça um valor acima do que espera receber. Nunca se sabe se não consegue mais algum.


Não se reprima em mostrar como vai ser difícil arrumar um novo emprego e mostre o seu medo em passar por sérias dificuldades financeiras.


Mostre, durante as negociações, como você contribuiu para o crescimento da empresa e que, de alguma forma, o seu emprenho e dedicação à empresa, que durou vários anos, merecem ser valorizados.


Não tente apressar a decisão para assinar o acordo de rescisão de contrato de trabalho. Lembre-se que a rapidez é a miga da imperfeição.


Analise a proposta com um advogado ou com alguém que lhe seja conhecido, de inteira confiança e que tenha conhecimentos sobre o que fazer nestas situações.


Não coloque a justiça como um aliado seu apenas com a intenção de conseguir um melhor acordo. É melhor fazer as coisas a bem. Vai ver que conversando é que as pessoas se entendem, quem sabe se desta maneira não irá lucrar muito mais.


Recorra à justiça apenas em último caso. Recorra a esta caso receba uma proposta muito abaixo daquilo que esperava receber.


Se o seu nome está incluído no "pacote" de dispensas da empresa, então não espere receber aquilo que realmente gostaria. Nestes casos é a própria empresa que estipula um valor que é igual para todos.


Normalmente as empresas estabelecem um patamar para uma possível indemnização. Tente atingir, dentro desta faixa imposta pela empresa, o maior valor possível. Mas, se por acaso você achar que o que está a solicitar corresponde ao seu valor de mercado, então não hesite e exceda o valor proposto pela empresa.



VD






DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS