Carreiras

CINCO REGRAS-CHAVE PARA RETER TALENTO NAS EMPRESAS



29.07.2022



  PARTILHAR




Reter talento é um dos grandes desafios das organizações. Numa altura em que a escassez de talento se intensifica e em que os profissionais exigem novos valores e comportamentos por parte das empresas, a fidelização do talento torna-se essencial. É cada vez mais determinante que os empregadores saibam ouvir os seus profissionais e sejam capazes de dar resposta às suas necessidades para evitar a sua saída  para a concorrência. Os especialistas da consultora Manpower partilham as regras fundamentais para reter os melhores trabalhadores no contexto atual.

1 - ALARGAR A DEFINIÇÃO DE “PROGRESSÃO”
Assegurar que a definição de “crescimento na carreira” vai além das promoções e abrange a evolução para outras funções ou até a representação da empresa em comités relevantes.

2 - A CARREIRA PERTENCE AOS PROFISSIONAIS
“Quando cada pessoa se responsabiliza pela sua carreira, existe um maior sentido de propósito e de pertença”, diz a Manpower. As empresas devem encorajar os colaboradores a explorarem os seus pontos  fortes e valores, criando mecanismos de avaliação e reconhecimento.

3 - CRIAR MENTORES
Os gestores devem atuar como mentores (coaches) de carreira, colocando questões para ajudar os colaboradores a desenvolver o seu compromisso com a empresa e  a sua função e acompanhando o seu  percurso de evolução.

4 - USAR A TECNOLOGIA PARA POTENCIAR A EVOLUÇÃO
A tecnologia já permite mapear as competências necessárias às organizações do futuro, compará-las com o perfil dos profissionais existentes e alinhá-los com as funções que melhor se adequam à sua aptidão.

5 - PROMOVER A INCLUSÃO
Crie grupos de mentoria que promovam a inclusão e o desenvolvimento de carreira de grupos minoritários. A diversidade é fundamental.






DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS


Arquitetos

SARAIVA+ASSOCIADOS

Coordenadores de Segurança em Obra (CSO)

TUU – Building Design Management

DELEGADO COMERCIAL

Innovair24

ÚLTIMAS FORMAÇÕES


MMOG/LE V 5

RH OPCO Academia