Carreiras

C.V.- O poder dos números

Aprenda uma coisa nova: se quantificar o seu currículo vai conseguir chamar mais facilmente a atenção do seu entrevistador.

01.01.2000



  PARTILHAR




C.V.- O poder dos números Aprenda uma coisa nova: se quantificar o seu currículo vai conseguir chamar mais facilmente a atenção do seu entrevistador. Quantias numéricas, seja dinheiro, estatísticas ou dados são mais facilmente apreendidas e captam mais rapidamente a atenção do que textos demasiado longos. Mais um truque para valorizar o seu currículo.

Ter um currículo bem elaborado e que atraia a empresa para onde você concorre para uma entrevista é uma tarefa cada vez mais difícil, complicada mas necessária. São às centenas as pessoas que concorrem a um só lugar e uma selecção de currículos passa, muitas vezes, por pormenores que você consideraria sem importância.

A verdade é que o mercado é cada vez mais competitivo e todos os truques são válidos para vencer no mundo do trabalho.

Quantificar os dados que vêm no seu currículo pode ser um truque com grandes possibilidades de funcionar.

Ponha-se no papel da empresa para onde concorre. Se tivesse de seleccionar currículos, qual atraía mais a sua atenção?

- Um que dissesse:

"Fiz diversas peças jornalísticas enquanto trabalhei na televisão X."


- Ou:

"Enquanto trabalhei na televisão X, fiz uma média de 25 peças por mês, mais ou menos uma por dia, quase sempre sob pressão por causa da emissão do Telejornal."

Se calhar, a segunda hipótese chamou mais a sua atenção e você acabaria por escolher o candidato que lhe tivesse mandado esse currículo.

Talvez você nunca tenha pensado nisto, mas a maior parte dos empresários valoriza currículos pormenorizados e que lhes apresentem números.

E porquê?

Porque quantificando dados facilita a memorização.

Não interessa só saber se você trabalhou, interessa também quanto. Interessa saber se você trabalhou muito ou pouco. E isto também vai ser um factor de análise quanto ao seu espírito de iniciativa, por exemplo.

Conseguindo atrair a atenção do seu possível entrevistador você vai estar a criar motivação para que ele o leia atentamente ate ao fim.

Deste modo, o entrevistador vai dar atenção a pormenores que numa primeira análise poderiam ficar esquecidos e que poderiam ser determinantes para a sua selecção para uma entrevista.

" Os números "vendem" mais e melhor!
Nunca se esqueça que o seu currículo vende a sua imagem, para além de vender o seu trabalho. Logo, só se favorece a si quanto melhor se souber vender e convencer.

Acima de tudo tem de conseguir convencer que você é a melhor aquisição possível para a empresa. SW






DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS