Carreiras

- De empregado a patrão



01.01.2000



  PARTILHAR




De empregado a patrão!

A vida dá muitas voltas e você conseguiu finalmente aquela promoção por que tanto esperava. Passou de simples empregado a chefe de um departamento. Os seus amigos dão-lhe os parabéns e você de repente percebe que as pessoas que lhe estão a dar os parabéns são as mesmas que você vai passar a coordenar e chefiar. Saiba alguns truques úteis para conquistar a sua equipa e não cair em abusos de poder.



Tenha sempre presente que a maneira como você passa a ser visto consegue ser tão importante como a qualidade do trabalho que você apresenta. O início é sempre o mais difícil porque você vai ter de agradar a "gregos e a troianos". Esteja atento. Pare, escute e olhe com atenção para todas as pessoas que trabalham consigo.


Saia do seu último cargo em grande estilo

Termine projectos, limpe ficheiros, actualize dados. Deixe o caminho livre para a pessoa que vier ocupar o seu cargo.

Crie e mantenha bons relacionamentos

Faça um esforço por conhecer os seus novos colegas de trabalho. Comece logo de início por criar bons relacionamentos. Mostre simpatia e interesse pelo trabalho que eles estão a realizar.

Fale a linguagem de grupo

Durante as reuniões de trabalho em vez de usar frases começadas por "eu", experimente usar "nós". Assim vai conseguir reforçar o espírito de equipa e o sentimento de colaboração.

Mostre confiança nos seus colaboradores

Eles vão apreciar a sua confiança no trabalho deles trabalhando com mais dinamismo e com orgulho.


Aproveite a força de trabalho dos seus trabalhadores.

Aqui está uma boa oportunidade para você mostrar que respeita e valoriza os trabalhadores mais velhos ou com mais tempo de casa. Apele à experiência e ao conhecimento dos trabalhadores mais velhos ou com mais tempo de serviço que você. Descubra e tente motivar os empregados mais novos traçando-lhes objectivos a atingir.


Dê o exemplo a seguir

Cursos de gestão de recursos humanos podem ser uma mais valia para você saber como lidar melhor com o seu novo ambiente de trabalho.


Não se deixe prender por pequenos detalhes


Agora você tem de se preocupar em conseguir resultados de uma equipa de trabalho.
Preocupe-se com o que for realmente importante, como a motivação da sua equipa e a obtenção de resultados.


Seja sensível à cultura empresarial


Resista à tentação de fazer mudanças radicais muito cedo. Velhos hábitos são difíceis de mudar. Dê pequenos passos de cada vez.


Desenvolva um estilo de gestão justo e consistente


Supervisione os seus empregados de igual forma, mesmo que na sua equipa estejam incluídos velhos amigos ou pessoas de quem você não gosta particularmente.


Procure novos profissionais ou mentores


Estes novos colegas podem-lhe ser extremamente úteis, dando-lhe concelhos ou pondo-o a par de todas as politicas da empresa.


Lute por um equilíbrio


Não descure a sua vida pessoal. O seu novo emprego é importante mas a sua vida pessoal também. Tente alcançar um equilíbrio entre as duas coisas. A combinação certa vai mantê-lo mais concentrado e mais relaxado.


Uma promoção pode ser um desafio extremamente excitante, compensador e, por vezes, stressante. Mas a chave para alcançar o sucesso com confiança está em estar sempre alerta para pequenas questões, de modo a que elas não se transformem em grandes problemas.





SW






DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS