De
empregado a patrão!
A vida dá muitas voltas e você
conseguiu finalmente aquela promoção por que tanto esperava.
Passou de simples empregado a chefe de um departamento. Os seus amigos
dão-lhe os parabéns e você de repente percebe que
as pessoas que lhe estão a dar os parabéns são as
mesmas que você vai passar a coordenar e chefiar. Saiba alguns truques
úteis para conquistar a sua equipa e não cair em abusos
de poder.
Tenha sempre presente que a maneira como você
passa a ser visto consegue ser tão importante como a qualidade
do trabalho que você apresenta. O início é sempre
o mais difícil porque você vai ter de agradar a "gregos
e a troianos". Esteja atento. Pare, escute e olhe com atenção
para todas as pessoas que trabalham consigo.
Saia do seu último cargo em grande estilo
Termine projectos, limpe ficheiros, actualize
dados. Deixe o caminho livre para a pessoa que vier ocupar o seu cargo.
Crie e mantenha bons relacionamentos
Faça um esforço por conhecer os seus
novos colegas de trabalho. Comece logo de início por criar bons
relacionamentos. Mostre simpatia e interesse pelo trabalho que eles estão
a realizar.
Fale a linguagem de grupo
Durante as reuniões de trabalho em vez de usar
frases começadas por "eu", experimente usar "nós".
Assim vai conseguir reforçar o espírito de equipa e o sentimento
de colaboração.
Mostre
confiança nos seus colaboradores
Eles vão apreciar a sua confiança no
trabalho deles trabalhando com mais dinamismo e com orgulho.
Aproveite
a força de trabalho dos seus trabalhadores.
Aqui está uma boa oportunidade para você
mostrar que respeita e valoriza os trabalhadores mais velhos ou com mais
tempo de casa. Apele à experiência e ao conhecimento dos
trabalhadores mais velhos ou com mais tempo de serviço que você.
Descubra e tente motivar os empregados mais novos traçando-lhes
objectivos a atingir.
Dê o exemplo a seguir
Cursos de gestão de recursos humanos podem ser
uma mais valia para você saber como lidar melhor com o seu novo
ambiente de trabalho.
Não se deixe prender por pequenos detalhes
Agora você tem de se preocupar em conseguir resultados de uma equipa
de trabalho.
Preocupe-se com o que for realmente importante, como a motivação
da sua equipa e a obtenção de resultados.
Seja sensível à cultura empresarial
Resista à tentação
de fazer mudanças radicais muito cedo. Velhos hábitos são
difíceis de mudar. Dê pequenos passos de cada vez.
Desenvolva um estilo de gestão justo e consistente
Supervisione os seus empregados de igual
forma, mesmo que na sua equipa estejam incluídos velhos amigos
ou pessoas de quem você não gosta particularmente.
Procure novos profissionais ou mentores
Estes novos colegas podem-lhe ser extremamente úteis,
dando-lhe concelhos ou pondo-o a par de todas as politicas da empresa.
Lute
por um equilíbrio
Não descure a sua vida pessoal. O seu novo emprego é importante mas a
sua vida pessoal também. Tente alcançar um equilíbrio entre as duas coisas.
A combinação certa vai mantê-lo mais concentrado e mais relaxado.
Uma promoção pode ser um desafio extremamente excitante,
compensador e, por vezes, stressante. Mas a chave para alcançar
o sucesso com confiança está em estar sempre alerta para
pequenas questões, de modo a que elas não se transformem
em grandes problemas.
SW