Notícias

Vendas lideram recrutamento

Vendas lideram recrutamento

A área das vendas foi a mais dinâmica em matéria de contratações no mês de março, com 88 oportunidades divulgadas só para vendedores.
05.04.2012 | Por Cátia Mateus


  PARTILHAR



As vendas estão a liderar as ofertas de emprego. No último mês de março, em 594 ofertas divulgadas no universo Expresso Emprego - que inclui versão impressa e o site expressoemprego.pt - 88 estavam dirigidas a vendedores. Uma tendência que surge ainda mais reforçada quando os chefes de vendas e os profissionais para desempenhar funções ligadas ao comércio e franchising registam 64 e 65 ofertas, respetivamente. Os dados revelam uma clara estratégia de reforço das empresas nas suas equipas comercias, como tentativa de combater a adversidade, dinamizar o negócio e fomentar novas oportunidades de negócios. Mas em muitos casos, estas ofertas têm na base uma aposta cada vez mais sustentada das empresas nacionais na internacionalização, tratando-se por isso de recrutamentos nacionais para reforçar as posições destas organizações em países como Angola e Brasil, entre outros.

Mas apesar do dinamismo evidenciado pelas vendas, há outros profissionais que podem ter mais facilidade de integração ou regresso ao mercado laboral. É o caso dos analistas programadores, consultores de diversas áreas, profissionais ligados à banca, seguros e área financeira e diretores comerciais, que recolhem em conjunto 237 ofertas.

Na área da engenharia a dinâmica também é grande e transversal a quase todas as áreas. Foi, de resto, a Engenharia Civil quem liderou as ofertas de emprego divulgadas, ainda que a sua origem fossem maioritariamente empresas estrangeiras ou com posições fora de Portugal. Os engenheiros mecânicos são os segundos no ranking dos mais procurados na área, logo seguidos dos engenheiros químicos e eletrotécnicos. Marketing e publicidade, gestão e economia estão também entre as áreas com maior capacidade para gerar emprego, ainda que no mês passado tenho sido claramente destronadas pelos perfis ligados vendas.

Numa análise das ofertas por sector, é possível perceber que a saúde foi quem mais oportunidade gerou, logo seguida do Comércio, Franchising e Vendas, Construção e Indústria, Banca e Seguros e Tecnologias de Informação. Entre os sectores que menos oportunidades de trabalho geraram no mês passado estão a arquitectura e design, a gestão de recursos humanos, o retalho e o sector público de emprego.

Para as 594 ofertas divulgadas em março, o Expresso Emprego registou um total de 63.105 candidaturas via web. Um número que não contempla candidaturas diretamente enviadas para as empresas ou respostas que chegam às empresas por correio (que dependendo do sector de atividade, ainda representam um número significativo). A merecer destaque nas estatísticas deste mês está também o número de ofertas de formação disponíveis que totalizou 794 ofertas ativas em várias áreas.

Quem está a recrutar mais*

Março revelou-se um bom mês para os profissionais ligados à área comercial. As vendas lideraram as ofertas divulgadas no Expresso Emprego, mas no ranking das profissões com maior dinâmica no recrutamento estão também os diretores comerciais, consultores, chefes de vendas e inúmeras funções relacionadas com a dinamização comercial e criação de novos negócios em Portugal, mas também nos mercados internacionais. Conheça neste ranking o top dos recrutadores do mês de março e saiba onde estão a surgir oportunidades.

1º Virgin Active
2º FMC Technologies
3º Sigma Group
4º Outsytems
5º Cegoc
6º HI Fly
7º MSK Covertech-Group
8º Ramos Catarino
9º ERA
10º Instituto de Seguros de Portugal

 



OUTRAS NOTÍCIAS
Há 1,3 milhões de ofertas na rede EURES

Há 1,3 milhões de ofertas na rede EURES


O portal europeu de emprego Eures tem cerca de 1,3 milhões de ofertas de emprego disponíveis para todos os países do espaço europeu. A plataforma acessível atrav&eac...

ISLA forma em novos idiomas

ISLA forma em novos idiomas


O ISLA Campus Lisboa vai disponibilizar já este mês dois novos cursos de formação. A pensar na preparação dos estudantes para desafios profissionais futuros, a universidade do grupo Laureate Internati...

220 empregos disponíveis para as tecnologias de informação

220 empregos disponíveis para as tecnologias de informação


O sector português das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) está há muito de olhos postos na internacionalização. E será provavelmente esta estratégia que está a sustentar a feliz dinâmica qu...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS