Notícias

Talento português é ‘vitamina’ para a internacionalização

Talento português é ‘vitamina’ para a internacionalização

Tem apenas 26 anos, mas sabe exatamente o que procura quando a meta é detetar talento para a área das Tecnologias de Informação. Daniela Ferreira responde pela gestão de Recursos Humanos da consultora tecnológica PrimeIT. Com formação de base na área da comunicação, a jovem gestora está focada no crescimento da equipa que a empresa quer consolidar este ano, tendo como ambição o reforço do seu posicionamento em mercados internacionais.

09.05.2014 | Por Cátia Mateus


  PARTILHAR



No último ano, a consultora tecnológica portuguesa PrimeIT alcançou um volume de faturação de 16,5 milhões de euros. O número está consolidado nas apostas que a empresa fez em mercados internacionais e na estratégia que desde a sua criação adotou como âncora: ser global, sem perder a raiz nacional. No próximo mês, a PrimeIT abre novo escritório fora de portas, em Inglaterra, e ainda este ano deverá inaugurar outro em Lyon (França).  Daniela Ferreira, responsável de Recursos Humanos e Comunicação da PrimeIT Consulting, assume a ambição da empresa alcançar a fasquia dos mil colaboradores até 2017. Em Portugal, a equipa deverá crescer dos atuais 410 quadros para os 600. Internacionalmente, a meta é totalizar 400 colaboradores.

Tecnologias de Informação, Telecomunicações, Energias e Infraestruturas são as quatro áreas core da PrimeIT no que diz respeito a novas contratações. A empresa está neste momento a contratar 90 novos quadros para funções de gestão e de tecnologia, em várias áreas, mas promete não ficar por aqui. A meta para 2014 é integrar 150 profissionais, 40 dos quais para funções internacionais, mais especificamente em Paris (França), para a operação da Prime Engineering. Com as novas inaugurações previstas para Inglaterra e Lyon, o número deverá crescer.

Qualquer processo de recrutamento para a empresa cumpre, segundo Daniela Ferreira, pelo menos três fases. A consultora sustenta parte do seu processo nas várias parcerias que tem firmadas com instituições de ensino como o Instituto Superior Técnico, o Instituto Superior de Economia e Gestão, o ISCTE-IUL ou a Católica. Com uma população jovem cuja média de idades ronda os 27 anos, Daniela Ferreira reconhece o desafio de liderar a atração e retenção de talento de uma empresa com as características da PrimeIT, muito orientada para a internacionalização.

Competência, flexibilidade e capacidade de adaptação são para a responsável de RH da PrimeIT trunfos relevantes que qualquer profissional deve ter para triunfar no mercado de trabalho atual. Depois, garante, há outros: “demonstrar capacidade de resposta às necessidades da empresa, não só na esfera de competências dentro das quais trabalha, mas também naquilo que a empresa considerar que possa ser o contributo do colaborador em questão”, conclui.

Daniela Ferreira
26 anos
Responsável de Recursos Humanos e Comunicação da PrimeIT

Formação:
É licenciada em Relações Públicas e Comunicação Empresarial, pela Escola Superior de Comunicação Social e mestre em Gestão Estratégica das Relações Públicas, pela mesma instituição.

Percurso:
Iniciou a carreira como consultora de comunicação numa empresa especializada no sector das Tecnologias de Informação (TI), onde permaneceu durante três anos. Desde outubro de 2013 que integra a equipa da tecnológica PrimeIT, acumulando a gestão de comunicação da marca e também a responsabilidade pela liderança do departamento de Recursos Humanos (RH).

Desafio atual:
Gerir o departamento de RH da PrimeIT, captando “os melhores talentos do mercado” e contribuindo ativamente para a internacionalização da empresa.

Competências que mais valoriza:
Atitude positiva perante a adversidade, espírito de missão e competência técnica.



OUTRAS NOTÍCIAS
Biocosmética inspira negócio familiar

Biocosmética inspira negócio familiar


Desde pequenas que utilizam produtos biológicos, muitos comprados fora de Portugal. Em 2009, resolveram explorar esta área criando uma empresa em torno da cosmética biológi...

Liderar como um militar

Liderar como um militar


O programa Treino Intensivo de Liderança (TIL) resulta de uma parceria entre a Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE) e a Academia Militar e soma já sete e...

Grupo ISQ requalifica 400

Grupo ISQ requalifica 400


Aproximar profissionais em situação de desemprego ou com dificuldades de ingresso no mercado de trabalho é o grande objetivo do projeto “Qualificar para Empregar” que ...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS