Notícias

Startups: as melhores vão estar no Porto

Startups: as melhores vão estar no Porto

Três dias, 50 startups de base tecnológica, científica e criativa que vale a pena conhecer, vários gurus nacionais e internacionais, business angels, mentores e investidores. É esta a receita para a edição deste ano da Feira do Empreendedor, o evento anual dinamizado pela Associação Nacional de Jovens Empresários com o objetivo de unir num mesmo espaço os vários players do ecossistema empreendedor e alavancar a criação de negócios. A edição 2016 arranca já a 6 de outubro.

01.10.2016 | Por Cátia Mateus


  PARTILHAR



Tecnologia e inovação são o foco da Feira do Empreendedor, a iniciativa anual da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE) que promete reunir no Porto, na sede da associação, durante a próxima semana, de 6 a 8 de outubro, alguns dos mais relevantes nomes do ecossistema empreendedor nacional e internacional. A edição deste ano, integrada no programa Estados Gerais do Empreendedorismo, uma das iniciativas de comemoração dos 30 anos da associação pioneira no apoio ao movimento empreendedor nacional, volta a ter no seu centro nevrálgico a Startup Village, onde 50 das mais dinâmicas startups de base tecnológica, científica e criativa se apresentam à comunidade e aos investidores, mas integra várias novidades pensadas para quem está a dar os primeiros passos na criação de um negócio ou pondera fazê-lo. Empreendedores, gurus, mentores, coaches e investidores nacionais e estrangeiros são figuras de honra num certame que pioneiro a nível nacional que ao longo dos anos foi, tal como o empreendedorismo, apostando na inovação sem perder a âncora dos seus propósitos: apoiar a criação de novas empresas a nível nacional e alavancar o papel de Portugal enquanto ecossistema empreendedor.

À semelhança das edições anteriores, a Feira do Empreendedor volta a estruturar-se em torno da Startup Village, o espaço de apoio às startups, e um showroom mais abrangente dedicado ao empreendedorismo. Na Startup Village estarão projetos de base tecnológica, científica e criativa com uma dinâmica mais disruptiva, informal e ousada. Segundo João Rafael Koehler, presidente da ANJE, “trata-se de uma mostra de empresas sofisticadas, escaláveis e competitivas, que atuam em setores de grande potencial económico e oferecem bens ou serviços de elevado valor acrescentado”. Projetos como a JiTT Travel, Facestore, Lapa, Glexys, e SigmaCommerce são presenças já confirmadas. Por sua vez, o Entrepreneur Showcase, assume uma lógica de mostra mais ampla onde cabem também pequenos negócios, projetos de autoemprego e outros projetos de empreendedorismo mais abrangentes. Em paralelo, são várias as iniciativas previstas no certame.

João Rafael Koehler realça que nesta edição, a associação vincou a sua aposta “no mentoring, aceleração, inovação, tecnologia, formação e no acesso facilitado ao financiamento para desenhar um programa que ultrapassa a vertente expositiva e capacita empreendedores para a criação, expansão e capitalização de negócios, independentemente do sector de atividade”. Nesta premissa de valorização e dinamização de startups nacionais e de outros projetos de empreendedorismo, a Feira do Empreendedor propõe durante três dias uma agenda que contempla múltiplas oportunidades de formação, I&D+I, transferência de tecnologia, captação de financiamento, mentoring, incubação e aceleração, divididas por seis ações âncora: masterclasses temáticas, workshops técnico-práticos, Meet a Pro, Fix Up Peer Group, Startup Invest, Business Runner Dinner e várias outras iniciativas de networking (ver caixa), “num certame que é orientado pelos princípios que fomentam as redes interpessoais e interempresariais, tendo em vista aproximar promotores de startups, empresários, players do ecossistema empreendedor e potenciais investidores”, reforça o presidente.

O que não pode perder
Além do certame propriamente dito, a edição deste ano da Feira do Empreendedor um conjunto de sessões paralelas de check-in obrigatório para quem acaba de se lançar no mundo das startups e do empreendedorismo, ou pensa fazê-lo. Tome nota do que não pode perder.

Os três Masterclasses Internacionais
Em cada um dos dias do evento, gurus nacionais e internacionais conduzirão três masterclasses. Um dedicado à inovação, outro à aceleração e um terceiro ao financiamento da inovação. Cada uma das sessões contará com um orador nacional que assumirá um papel de destaque enquanto fundador que inovou, criou produto e angariou capital para financiar esse produto. A estes fundadores juntar-se-ão nas masterclasses nomes como Sofia Tenreiro (diretora-geral da Cisco), Camilla Andersson (mentora e business angel especializada em negócios de media e tecnologia), Jamie Sae Koo (uma das Top 100 Chief Marketing Officers, investidora em diversas plataforma de investimento em Los Angels), Andrew Wong (CEO do projeto MAD Incubator), Bryan Menell (cofundador da Capital Factory), Jenny Q. Ta (CEO dos projetos Sqeeqee e VCNetwork) ou William Kilmer (investidor internacional especializado em high-tech industry).

Os workshops “Meet a Pro”
Estas sessões especializadas versarão temas de interesse para empreendedores, inovadores, gestores, quadros especializados ou jovens à procura de emprego, abordando temáticas como: inovação, transferência de tecnologia, criação de negócios, aceleração de startups, gestão, marketing ou liderança.

O Fix Up Peer Group
Tem na sua base uma parceria entre a ANJE e a CEO World, a startup focada na organização de “peer groups” multiculturais, e visa reunir um mesmo grupo de debate CEO de startups nacionais e internacionais e especialistas convidados a debater problemas e desafios comuns entre os líderes de negócios.

A sessão Startup Invest
Um espaço pensado para promover a captação de financiamento para projetos de elevado potencial, onde os promotores de vários projetos têm a oportunidade de efetuar o seu pitch num ambiente reservado, beneficiando de acesso exclusivo a um painel de investidores.

O Business Runners Dinner
É o evento de networking por execelência, muito embora ao longo da Feira do Empreendedor várias oportunidades de networking se perfilem. Para o jantar estão previstas várias dinâmicas que visam acelerar a troca de contactos num ambiente informal e facilitador da interação entre empresas, detecção de oportunidades de negócio e do estabelecimento de sinergias.



OUTRAS NOTÍCIAS
Inovação e talento: os desafios críticos da gestão familiar

Inovação e talento: os desafios críticos da gestão familiar


A turbulência económica recente da Europa não parece ter abalado a dinâmica das empresas familiares no velho continente, as portuguesas incluídas. O último Bar&...

Airbus inaugura academia de líderes em Toulouse

Airbus inaugura academia de líderes em Toulouse


É global como a empresa e foi criada para oferecer formação de excelência aos atuais e futuros líderes do Grupo Airbus. A Airbus Leadership University já funci...

Economia Digital: as competências que tem de dominar

Economia Digital: as competências que tem de dominar


Economia Digital impôs profundas alterações aos modelos económicos tradicionais e ao mercado de trabalho, colocando as áreas tecnológicas entre as grandes prio...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS