Notícias

Saber mais sobre oncologia

Saber mais sobre oncologia

A Liga Portuguesa Contra o Cancro está a promover um programa de formação em oncologia.
23.03.2012 | Por Cátia Mateus


  PARTILHAR



O Centro de Formação da Liga Portuguesa Contra o Cancro - Núcleo Regional do Norte (LPCC-NRN) tem em marcha um vasto programa de formação na área da oncologia, direcionado a profissionais de saúde no ativo, mas também ao público em geral. O programa global de formação da Liga integra ainda diversos cursos financiados. O calendário é vasto.

Há muito que a Liga Portuguesa Contra o Cancro tem vindo a promover a formação e a capacitação da população e dos profissionais de saúde para o contacto com o doente oncológico. Para este ano, o Centro de Formação da Liga, aprovou um plano de cursos ambicioso mas que para a organização representa mais um passo em frente na ajuda ao tratamento desta doença.

A pensar nos formadores que colaboram regularmente com a LPCC-NRN, o centro de formação vai desenvolver várias Ações de Formação Pedagógica Inicial de Formadores. Os cursos têm uma carga horária de 135 horas e contemplam módulos como a Simulação Pedagógica Inicial, O Formador e o Contexto da Formação, Métodos e Técnicas Pedagógicas, entre outros. As ações têm como público alvo a população em geral e podem inscrever-se todos os formandos que tenham o 12º ano completo.

Para os voluntários da Liga, estão também pensados dois cursos: Curso Externo de Iniciação ao Voluntariado Oncológico, com início a 2 de abril, e Curso de Aperfeiçoamento/ Reciclagem de Voluntários. E em matéria de formação livre na área da oncologia, a Liga estruturou também 7 ações de formação na área. O objetivo é “promover o desenvolvimento científico e curricular dos profissionais de saúde e da população em geral em matérias como a Psico-Oncologia, Psico-Oncologia Pediátrica, Cancro da Mama, Oncobiologia e Genética Oncológica, Cancro - Fatores de Risco e Prevenção, Oncologia Geral e Tratamento Físico do Edema”, explica a Liga.

Formação para profissionais

Para os profissionais de saúde no ativo, o núcleo formativo da LPCC tem previstas 28 ações, com duração entre 20 e 30 horas, todas conferem certificação acreditada. Entre os módulos a abordar estarão, por exemplo a Nutrição Oncológica, o Cancro Pediátrico, Ética e Deontologia na Oncologia, Tratamento das Complicações Radioterápicas e Quimioterápicas, Enfermagem Oncológica, Epidemiologia Oncológica, Abordagem Clínica dos Doentes Ostomizados, Abordagem Sistémica do Doente Oncológico e dos seus Familiares, Cuidados Paliativos Pediátricos, Doente Terminal - Cuidados Paliativos, entre muitos outros módulos. As inscrições para estes cursos e o seu calendário estão disponíveis na LPCC.



OUTRAS NOTÍCIAS
Como é que as redes sociais lhe podem custar o emprego

Como é que as redes sociais lhe podem custar o emprego


A adesão dos portugueses às redes sociais é inquestionável. O Facebook é a plataforma mais popular em território nacional e de acordo com os dados da ComScore...

Portugueses com mais de 45 anos na mira do IEFP

Portugueses com mais de 45 anos na mira do IEFP


Vários milhares de desempregados com 45 anos ou mais, inscritos nos centros de emprego e a receber subsídio há mais de seis meses vão começar a ser chamados pelos centros de Emprego nos próximos meses...

Jump Start para programadores

Jump Start para programadores


A tecnológica OutSystems vai lançar este mês um curso de formação, em modelo de curta duração, para programadores e profissionais de tecnologias da informação. O Jump Start tem duração de apenas um di...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS